Connect with us

Massapê do Piauí

Massapê do Piauí leva pacientes para mutirão de cataratas; ’22 vidas serão melhoradas’, diz secretária

Publicado

em

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, está realizando em Picos o Mutirão de Catarata da região do Vale do Guaribas, com a oferta de vagas para 42 municípios.

Massapê do Piauí é um dos municípios que aderiu ao Mutirão. Nesta quarta-feira, 14 de setembro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, encaminhou 22 pessoas para a triagem.

Os pacientes foram submetidos a consultas preparatórias para a avaliação do quadro de saúde e a necessidade da cirurgia. De Massapê, todos os pacientes foram encaminhados para realizarem a cirurgia, que acontecerá no dia 26 de setembro, também em Picos.  

Com essa nova etapa do Mutirão, o município de Massapê do Piauí pretende zerar o número de idosos acometidos pela catarata.

Maria Lúcia, secretária de Saúde, informou que o município chegou a ter uma lista de espera com até 70 idosos, um número que tem sido reduzido gradualmente.

Publicidade

“Quando foi definido o mutirão de 2022 em Picos, nós entramos em contato com os idosos, com as famílias, e chegamos ao número de 22 pessoas, todos idosos, que é o público mais acometido pela catarata. Dos 70 que nós chagamos a ter na lista de espera, muitos já realizaram a cirurgia, outros desistiram.”, explicou a gestora.

Para garantir que os idosos tenham acesso a cirurgia, o município tem organizou toda a logística para levar os pacientes até a cidade de Picos. “Nós organizamos toda a parte burocrática e logística. Estamos dando todo o suporte com acompanhantes, transporte de Massapê a Picos, e alimentação, tudo para que as pessoas tenham acesso a esse serviço com mais tranquilidade e comodidade, afinal, são idosos, pessoas que necessitam de um maior cuidado.”, disse a secretária, que acompanhou os idosos na consulta em Picos.

Catarata – A vista embaçada é um dos primeiros sintomas da catarata, doença ocular que atinge o cristalino – a “lente” localizada atrás da íris do olho. Muito frequente ao envelhecer, a catarata atinge 70% dos idosos com idade a partir dos 70 anos; ocorre entre 16% e 20% das pessoas a partir dos 60 anos e cerca de 3% das que estão na faixa etária de 50 anos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS