Connect with us

Massapê do Piauí

Massapê do Piauí realiza campanha de prevenção ao coronavírus

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma campanha de prevenção ao COVID-19, um novo vírus que tem se espalhado por diversos países e levado a óbito milhares de pessoas.

No Brasil, já são 1.965 casos confirmados e 34 pessoas mortas. No Piauí foram registradas 269 notificações do vírus, destes, 6 casos já forma confirmados, 148 são considerados como suspeitos e outros 115 foram descartados.

De acordo com o prefeito Chico Carvalho, o município de Massapê do Piauí não aparece na lista de municípios notificados. “Não temos nenhum caso notificado em nosso município.  Não há motivo de pânico, mas há motivos para nos preocuparmos, porque a coisa é séria. Vamos enfrentar com tranquilidade, mas com muita responsabilidade, seguindo as recomendações dos órgãos de Saúde, tomado os devidos cuidados, ficando em casa e intensificando a higiene pessoal”, disse.

A rápida disseminação do vírus levou o Governo Federal, o Governo do Estado e o município a declarar situação emergência e calamidade pública. Os Decretos estabelecem uma série de medidas para a prevenção e enfrentamento ao coronavírus.


Veja mais:
– Prefeito de Massapê decreta situação de emergência em saúde pública e estabelece medidas de prevenção
Secretaria segue recomendações e suspende serviços da saúde; veja quais atendimentos permanecem

Publicidade

No Decreto de calamidade pública, publicado nesta segunda-feira, 23, o prefeito de Massapê determina adoção de todas as medidas e as providências necessárias para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo COVID-19 (novo coronavírus).

Clique aqui e veja o Decreto de Calamidade!

Dentre as medidas, está a suspensão das atividades comerciais que não são consideradas essenciais. Conforme o Decreto, poderão funcionar somente supermercados, padarias, lojas de conveniência e de produtos alimentícios, farmácias, lavanderias, postos revendedores de combustíveis, distribuidoras de gás e borracharias, hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes, serviços de segurança e vigilância, serviços de alimentação preparada exclusivamente para sistema de entrega, serviços financeiros e lotéricas, serviços de telecomunicação, processamento de dados e imprensa. Os estabelecimentos, no entanto, deverão funcionar de acordo com determinações sanitárias expedidas pela Secretaria Municipal de Saúde Massapê do Piauí.

Está proibida a entrada de veículos de transporte coletivo intermunicipal de passageiros e a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza que promovam aglomeração. Pessoas que chegarem ao município, mesmo não apresentando sintomas, deverão permanecer em observância de quarentena pelo período mínimo de 7 dias.

OUTRAS ATIVIDADES
Na semana passada, a médica Geovanna Maia e a enfermeira Rosa Andrea, profissionais da Atenção Básica que atuam no programa Estratégia de Saúde na Família, concederam entrevista na Rádio Sintonia FM, onde repassaram orientações importantes para a população, com foco na prevenção.

Publicidade

No último domingo, 22, foi a vez do prefeito Chico Carvalho ir ao rádio. O gestor também concedeu entrevista, onde alertou a população sobre a situação por que passa o país e o mundo, diante da pandemia do coronavírus, falou sobre as medidas adotadas pela gestão municipal e repassou orientações à população. O gestor fez um apelo à população para seguir as recomendações dos órgãos de Saúde.


Veja mais: No Rádio, prefeito fala sobre novo Decreto, fechamento de estabelecimentos comerciais e faz apelo


As redes sociais também estão sendo utilizadas para conscientizar a população, principalmente. A campanha #FicaEmCasaMassapê pede que as pessoas fiquem em suas residências, permanecendo em isolamento social, reduzindo assim o fluxo de pessoas nas ruas e, consequentemente, o risco de uma possível contaminação.

A Polícia Militar tem participado da mobilização preventiva, percorrendo a cidade e as comunidades rurais, orientando a população a se dispersarem.

Na manhã desta terça-feira, 24, um carro de som vai percorrer a cidade com uma mensagem orientando e conscientizando a população sobre as medidas de prevenção ao COVID-19. Profissionais da Saúde visitaram os estabelecimentos comerciais em funcionamento, distribuindo panfletos e fixando cartazes com orientações.

De acordo com a enfermeira Claudete Batista, coordenadora da Atenção Básica, uma das orientações repassadas ao público, foi sobre a distância entre as pessoas. “Na UBAS e na Casa Lotérica, por exemplo, onde podem haver filas, nós fixamos fitas demarcando a distância que as pessoas devem permanecer umas das outras. Aos donos dos comércios considerados essenciais, nós repassamos todos os cuidados que devem ser adotados dentro do estabelecimento”, disse.

 Deliany Cavalcanti, secretária municipal de Saúde, falou sobre a prioridade que a gestão tem dado ao coronavírus. “Esses dias as nossas ações da Saúde estão voltadas completamente para combater o coronavírus, como  conscientizando todos a população massapêense sobre fazer a prevenção, como a higienização pessoal, evitar aglomeração, orientando pessoas vindas de outros estados para o cumprimento da quarentena que é no mínimo 7 dias,  com o objetivo  de retardar a transmissão do vírus no nosso Estado e em especial, no Massapê”, disse.

Publicidade

A gestora da Saúde fez um alerta e conclamou às pessoas para permanecerem em casa. “As pessoas precisam levar a sério as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, diminuir a circulação pelas ruas, precisamos proteger nossos idosos e cada um continuar fazendo sua parte!”, finalizou. Segundo ela, foi criado um grupo de enfrentamento, formado por gestores e outros profissionais, onde estão sendo debatidas estratégias e atividades de prevenção no âmbito do município.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS