Connect with us

Massapê do Piauí

Massapê do Piauí recebe vacinas e imuniza profissionais da linha de frente do combate a pandemia

Publicado

em

O município de Massapê do Piauí, recebeu na manhã desta quarta-feira (20), na Regional de Saúde de Picos, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, enviadas ao município pelo Ministério da Saúde.

Nesta primeira etapa, o Ministério da Saúde enviou aos municípios a quantidade para atender 34% dos servidores da saúde. Dessa forma, a cidade de Massapê do Piauí foi contemplada com uma remessa de apenas 33 doses, destinadas prioritariamente para os profissionais que estão atuando na linha de frente de combate a pandemia.

Ainda durante a tarde desta quarta (20), a Secretaria Municipal de Saúde de Massapê do Piauí, iniciou a Campanha de Vacinação, na UBS da sede, e já realizou a aplicação nos primeiros profissionais de saúde, que atuam na linha de frente no enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus.

Durante o lançamento da campanha, estiveram presentes a vice-prefeita Bruna Leal, a primeira dama Lucileide Carvalho, e a secretária de Saúde, Maria Lúcia Carvalho. O prefeito Rivaldo Carvalho não pôde estar presente, por estar cumprindo agenda em Teresina.

A primeira pessoa a ser imunizada foi a enfermeira Claudete Batista, que é Coordenadora da Rede de Atenção Básica do Município. Também foram imunizadas as médicas Mariana Dias e Giovana Maia, além de Técnicos em Enfermagem, enfermeiras e motoristas.

A vice-prefeita Bruna Leal, falou que o momento é de alegria, e esperança de dias melhores. “Hoje o sentimento é de gratidão, muita alegria, e de esperança que dias melhores virão, porque estamos vivendo em meio a uma pandemia que tem mudado a vida de todo mundo e nos colocado em situações difíceis, e hoje surge uma luz, a gente vê uma saída para que a gente possa controlar essa pandemia” disse.

Ela também disse que apesar da pequena quantidade de vacinas, foi dado um importante passo em direção ao controle da pandemia. “Está sendo dado apenas o primeiro passo, pois sabemos que chegaram apenas 33 doses da vacina, e começamos a vacinar os profissionais da saúde, principalmente aqueles que estão na linha de frente, porque não veio o suficiente para todo mundo. Mas eu acredito que é um importante passo, para que chegue a toda a população e de fato a gente possa ter o controle dessa pandemia”.

Publicidade

Maria Lúcia Carvalho, a Lucinha, secretária de Saúde, disse que a chegada das vacinas é um marco e representa a expectativa de que logo a pandemia será vencida. “Para a gente, e com certeza para os outros municípios também, é um marco e um acontecimento muito relevante a chegada das vacinas, tendo em vista todo o ano difícil de pandemia e o contexto que vivenciamos. Receber essa vacina é uma luz, um avivamento da esperança, da expectativa de o quanto antes vencermos tudo isso”.

Ele disse que devido as poucas doses recebidas, apenas os profissionais da linha de frente foram contemplados nessa primeira remessa. “Sabemos que é um número muito reduzido, o município de Massapê do Piauí recebeu apenas 33 doses, o que significa que somente 33 pessoas poderão tomar essa vacina, que nesse primeiro momento, apesar do grupo das prioridades, nem todos os profissionais de saúde poderão tomar por conta do número reduzido. Então, os vacinados são os de linha de frente, que estão mesmo trabalhando no dia a dia em contato com o vírus”.

A secretária explicou que a chegada de novo lotes, a vacinação seguirá atendendo os demais públicos, conforme os protocolos do Ministério da Saúde. “Muitos tem direito e vão tomar posteriormente, quando a gente conseguir o segundo lote. Mas nesse primeiro momento, apenas os da linha de frente. Temos muitos casos de prioridade, os demais funcionários que não vão poder tomar nesse momento, mas que vamos aguardar e torcer, para que nesses próximos dias, em meados de fevereiro, a gente possa estar recebendo esse outro lote e vacinando os demais públicos, conforme os protocolos do Ministério da Saúde”.

Lucinha ainda destacou que o município tem se empenhado nas ações voltadas a prevenção e combate ao coronavírus. “E dizer que o município tem se empenhado, não só agora nessa, mas desde gestão anterior, destacando todos os seus esforços no sentido de melhorias, de combater, evitar prevenir, de estar combatendo os casos de covid no nosso município. E a prova disso, graças a Deus, é estarmos hoje praticamente sem casos confirmados. Diminuiu muito a procura, a realização de testes, mas esperamos que ninguém esteja com sinais, mas se sentirem algum sintoma, procurarem a unidade. E vamos torcer para que passe essa fase e aos poucos possamos voltar a nossa rotina normal”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS