Connect with us

Massapê do Piauí

Massapê do Piauí se despede de Miguelzinho, seu primeiro prefeito

Publicado

em

Em um dia marcado pelo sentimento de tristeza, nesta sexta-feira (22), Massapê do Piauí se despediu do seu primeiro prefeito, Miguel Luiz Teles, o Miguelzinho, como era popularmente conhecido, falecido na noite da última quinta-feira, 21, em sua residência, aos 89 anos de vida.

O corpo do ex-gestor municipal foi velado em sua residência, que era um ponto de referência para muitos. Durante todo o dia, centenas de pessoas passaram para dar um último adeus.

À tarde, por volta das 15h30, sob aplausos, o corpo deixou a residência e seguiu em cortejo até a Câmara Municipal, onde aconteceu uma solenidade póstuma, marcada por muitas homenagens feitas por familiares e amigos, que destacaram o grande homem que foi Miguelzinho em vida, tanto como homem público ou cidadão comum.

Miguel Luiz Teles era de uma família tradicional do município, e se tornou uma das principais lideranças políticas e comunitárias desde quando Massapê ainda era povoado e pertencia ao município de Jaicós. Foi vereador de Jaicós por sete mandatos e, quando Massapê foi emancipado e se tornou independente, ele foi eleito o primeiro prefeito.

Nos pronunciamentos, oradores destacaram que Miguelzinho foi um homem humilde e caridoso.

Vereadora Remédios Carvalho

“Não poderíamos deixar de realizar este ato simbólico de agradecimento e reconhecimento a todos os feitos pelo primeiro prefeito desta terra, que aos 89 anos saiu da vida terrena para entrar na galeria dos homens que dedicaram muito da sua vida em prol do nosso lugar”, disse a vereadora Remédios Carvalho, presidente da Câmara.

Prefeito Rivaldo Carvalho

“Estamos aqui, nesta tarde, não somente para lhe dizer adeus, mas, para reconhecer seus grandes feitos, render justas homenagens e lhe agradecer em nome de toda a população”, disse o prefeito Rivaldo, destacando o amor que ele tinha por Massapê: “Daqui só saía se houvesse mesmo a necessidade. Seu prazer e alegria sempre foi estar presente em meio aos seus familiares e amigos, com as portas da sua casa sempre abertas para receber a todos, participando ativamente da política, dando sugestões com sua grande experiência”, acrescentou.

Ao finalizar sua fala, o prefeito Rivaldo afirmou que continuará cuidando bem do lugar que o Miguelzinho ajudou a fundar e fez crescer.

Publicidade
Ex-vereador Chico Tauá

O empresário Chico Tauá, que foi vereador no município de Jaicós na mesma época que Miguelzinho, lembrou do perfil político dele, das suas lutas em defesa do então povoado de Massapê do Piauí. “Sempre estivemos em lados diferentes, mas sempre nos respeitamos, tivemos uma relação de amizade. Miguelzinho lutou muito por esse lugar”, disse.

Sua filha, Ana Maria, lembrou das várias viagens de ônibus que fez com o pai à capital, Teresina, das longas caminhadas percorrendo órgãos públicos e resolvendo as questões burocráticas para a emancipação político-administrativa do município de Massapê. “Ele era um homem incansável. As vezes, depois de um dia todo caminhando, eu estava cansada, mas ele estava lá, pronto, como tivesse descansado o dia inteiro. Isso porque tinha um objetivo, amor por este lugar”, disse.

Ana Maria, filha de Miguelzinho

Ela fez um pedido à população: “Morre um homem, nasce a história. Plantemos os sonhos de Miguelzinho. Continuem todos os dias realizando em pequenas doses os sonhos deste homem, que se vai em matéria, e que permanecerá vivo em nossos corações e na história desta cidade”, disse.

O ex-prefeito Chico Carvalho também prestou sua homenagem. “Queria deixar aqui a minha homenagem a esse grande homem, que eu tive o prazer e a alegria de conhecer, de estar próximo. Mesmo bem jovem, gozei da sua amizade. A vida pública fez com que eu tivesse essa oportunidade.”, disse.

Ex-prefeito Chico Carvalho

Chico Carvalho falou da sua admiração pelo primeiro prefeito de Massapê. “Seu Miguel tem a minha eterna admiração, pela sua história de luta, uma luta que eu só consigo imaginar como seria. Ele foi político numa época em que as coisas eram difíceis, quando não tinha estrada. Quantas vezes ele dormiu no mato, levando no seu jipe os doentes, uma mulher grávida, os amigos que precisavam dele.”, pontuou.

Após a solenidade póstuma, o corpo seguiu em cortejo pelas ruas da cidade. Um dos momentos de forte emoção, foi uma parada feita em frente à casa de sua irmã, Teresinha. O corpo foi retirado do veículo, a urna aberta para que ela pudesse se tocar o irmão e se despedir do mesmo. Dona Teresinha perdeu a visão recentemente e não pode ver o irmão, apenas tocar.

De lá, o corpo seguiu para o Cemitério Municipal, onde foi sepultado no início da noite.

MASSAPÊ EM LUTO

A Prefeitura de Massapê do Piauí decretou luto oficial por três dias em todo o território do município em razão da morte de Miguel Luiz Teles, que foi o primeiro prefeito do município, tendo governado Massapê por quatro anos, no período de 1997 a 2000.

Publicidade

MAIS FOTOS

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS