Connect with us

GERAL

MASSAPÊ | E. Rafael Manoel avança e alcança resultados positivos em avaliações

Publicado

em

Mesmo com a pandemia provocada pela Covid-19, resultando na interrupção das aulas presenciais, a Escola Estadual Rafael Manoel da Costa, tem avançado e alcançado resultados positivos em avaliações.

Como fruto de um trabalho feito com dedicação por toda a equipe da instituição, a escola vem se destacando no cenário educacional, com crescimento em resultados como do IDEB, IEPI, SAEB, ENEM.

No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a escola obteve índice 4,0 na última edição, representando um aumento de 17,6% em relação ao resultado anterior, e um valor acima da meta estipulada pelo MEC para o período, que era 3,6.

A unidade também alcançou aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (IEPI), obtendo índice 4,13 na última vez que o índice foi aferido, um aumento de 15% em relação ao resultado anterior. Esse índice colocou a escola com o 3º melhor desempenho entre as escolas da Regência Regional de Educação de Picos (9ª GRE) e está acima da meta estipulada pela SEDUC para o período, que era 3,77.

A escola também avançou na Proficiência Média e Proficiência Padronizada do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e também do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), ambos tanto em Matemática quanto em Língua Portuguesa.

Publicidade

Também foram alcançadas melhorias em 51 habilidades da Matriz de Referência na última edição do SAEB, sendo 19 das 21 habilidades de Língua Portuguesa e 32 das 35 habilidades de Matemática.

O número de alunos matriculados no Ensino Médio em 2021, também teve um aumento significativo em relação aos três anos imediatamente anteriores, na contramão do que vem ocorrendo em grande parte das escolas brasileiras.

Evolução do número de matriculas no Ensino Médio – 2018 a 2020.

Ano Quantidade de matrículas
2018 208
2019 179
2020 217
2021 253

Fonte: Secretaria da escola.

Outra melhoria está relacionado ao desempenho dos alunos e ex-alunos da escola no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na última edição do ENEM, a aluna Anaíla de Araújo Brito atingiu 980 pontos na Redação, ficando entre os estudantes com maior nota do Piauí entre as escolas públicas e privadas. Além dela, outros alunos da escola também se destacaram, como por exemplo, a ex-aluna Raquel de Carvalho Lopes, que atingiu 920 pontos na Redação.

Publicidade

Além disso, o número de alunos e ex-alunos da escola, que conseguem ingressar no Ensino Superior, é cada vez mais crescente: 16 alunos em 2017, 32 alunos em 2018, 17 alunos em 2019.

O professor Júnior Coutinho, disse que os resultados que a escola vem alcançando, são fruto de um trabalho feito com compromisso. “Os resultados que nossa escola vem alcançando nas avaliações externas promovidas pelo MEC e pela SEDUC e a melhora no desempenho de nossos alunos no ENEM são frutos de um trabalho sério, responsável e comprometido de toda a comunidade escolar (zeladores, vigias, merendeiras, auxiliares administrativos, equipe gestora e professores). Nossa equipe não mede esforços para que a qualidade do ensino oferecido a população de Massapê do Piauí seja cada vez melhor. No entanto, fomos conscientes que os maiores méritos dessas conquistas são daqueles alunos juntamente com suas famílias que se dedicam e acreditam no poder da educação. Falo isso porque sei que é o pensamento de todos os professores da escola”.

Júnior falou que é desafiador ensinar na pandemia, mas a escola tem buscado minimizar os impactos da mesma na educação. “Ensinar na pandemia tem sido um grande desafio, mas desde o início estamos buscando minimizar os impactos educacionais por meio da união e da troca de ideias e experiências entre nossa equipe e outros professores do Piauí e do Brasil. Acreditamos que esse é o caminho mais adequado no momento”.

O educador afirmou que a unidade de ensino se esforça para oferecer uma educação transformadora. “Nossa escola busca oferecer uma educação que seja, de fato, transformadora. Ficamos felizes por contribuir para que nossos alunos consigam transformar suas vidas positivamente, se tornem cidadãos e cidadãs de bem, conscientes de seus deveres e de suas responsabilidades, pois isso é o que mais importa. Da mesma forma, ficamos extremamente contentes por contribuir para que nossos alunos possam ingressar no Ensino Superior e, com isso, tenham uma perspectiva de vida melhor para suas famílias e para o nosso município”.

Ele ainda destacou que bons resultados também estão sendo alcançados com relação ao ingresso de alunos no ensino superior. “Ao longo do tempo, tivemos diversos alunos e ex-alunos aprovados em diferentes cursos superiores de licenciaturas (inclusive alguns já são professores da escola) e bacharelados como Direito, Enfermagem, Serviço Social, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Administração”.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS