Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Mais de 900 crianças e adolescentes são atendidas em campanha de saúde

Publicado

em

Mais de 900 crianças e adolescentes matriculadas na rede pública de ensino do município de Massapê do Piauí foram atendidas pela Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíases e Tracoma, como parte das ações do Programa Saúde na Escola.

A campanha, realizada de forma conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, teve início no dia 16 de julho, no povoado Abóbora. Equipes de saúde percorreram todas as escolas situadas na zona rural do município, encerrando nesta quinta-feira (7) com o ‘Dia D’ nas escolas da sede – João Manoel da Costa e Creche Tia Biluca.

O objetivo da campanha visa reduzir a carga parasitária de geo-helminos em escolares do ensino público fundamental – com aplicação em dose única do medicamento Albendazol (400mg) – identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho” e identificar e tratar casos de tracoma nos escolares. A oferta e a supervisão do tratamento aos estudantes foram realizadas por profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF).

Verônica Cavalcante, secretária de Saúde

A secretária Municipal de Saúde, Verônica Cavalcante, destacou a importância da campanha na prevenção e combate às doenças. “A adesão à campanha é opcional, nos entanto, aderimos por reconhecer a importância da mesma. Ações como essa se revelam em um grande beneficio na vida das nossas crianças e adolescentes. Prevenir é melhor que tratar”, pontuou.

A gestora da Saúde destacou, ainda, o sucesso da campanha, “A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir entre 70% e 80% de crianças e adolescentes. E graças ao empenho das Secretarias de Saúde e Educação, das equipes de trabalho, nós alcançamos 100%. Outro dado que nos deixa feliz é a não constatação de nenhum caso de hanseníase”, disse, acrescentando que mesmo após o término da campanha, o município vai continuar empenhado no tratamento.

Publicidade

Keytiuscia Reis, coordenadora da Atenção Básica

“Uma campanha exaustiva, mas resolutiva! Através de mobilizações como esta, estamos proporcionando uma saúde de qualidade para a população”, disse a enfermeira coordenadora da Atenção Básica, Keytiuscia Reis, que coordenou a ação estratégica.

O ‘Dia D’ contou com participação dos profissionais de saúde como o médico José Ariel, a coordenadora da atenção básica, Keytiuscia Reis, as enfermeiras Fábia Crisanto, Gabriela Batista, as técnicas de enfermagem, Mercês Bezerra e Tássia Esmério, além de agentes comunitários de saúde. Da Educação, estiveram presentes a supervisora municipal de ensino, Josefa Carvalho, a diretora adjunta Paula Coutinho, a diretora Adriana Reis, além de professores da rede municipal de ensino.

Clique na foto para ampliar

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile