Massapê do Piauí
MASSAPÊ | Palestra sobre cuidados com a saúde mental é realizada para profissionais em alusão ao Setembro Amarelo

A Secretaria Municipal de Saúde de Massapê do Piauí realizou nesta quinta-feira, 21 de setembro, uma palestra destinada para os profissionais da pasta. A ação faz parte da campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e prevenção ao suicídio.
A campanha Setembro Amarelo vem sendo desenvolvida no munícipio de forma intersetorial pela Prefeitura e as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.
A palestra aconteceu na Câmara Municipal, voltado para o lema da campanha “Se precisar, peça ajuda!”, que reforça a importância de abordar o assunto sem estigmatização para esclarecer que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise devem buscar ajuda.
Na abertura, a Secretária de Saúde, Maria Lúcia Carvalho, falou sobre a iniciativa. “O município realiza a campanha e incluímos esse momento para nós profissionais da saúde. A valorização da vida, ela está acima da saúde mental, uma pessoa não precisa chegar ao ponto de pensamentos suicidas para entender que ali há necessidades de cuidados com a saúde mental, e a campanha é importante para reforçar sobre isso, mas que esses cuidados devem ser constantes. Então esse momento é de acolhimento, de entendimento de que precisamos cuidar da nossa saúde mental, e que seja um encontro proveitoso para todos nós”, disse.
O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com um momento acolhimento dos profissionais e também um momento de relaxamento com a fisioterapeuta Thaize Moura.
Em seguida, a psicóloga dra. Laura Jaynne, abordou sobre a temática “Cuidando da saúde mental dos profissionais de saúde. Ela ressaltou sobre a saúde mental, tipos de transtornos, autocuidado, a necessidade de procurar ajuda quando precisar, dentre outros pontos, destacando que a informação e o acolhimento são aliados na prevenção ao suicídio e de como é importante o conhecimento sobre o tema para que todos saibam dimensão e gravidade que pode ser a ausência de atenção e cuidados com a saúde mental.
A campanha teve início no munícipio no dia 21, e encerrará na quarta-feira, 27 de setembro. Estão sendo realizadas rodas de conversas, palestras e oficinas abordando sobre a temática.
Fotos:
-
Jaicós3 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Bocaina7 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
GERAL1 semana atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’