Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Projeto leva dança para aulas de educação física em escola pública

Publicado

em

Um projeto inovador está sendo executado na Escola João Manoel da Costa, da rede pública municipal de ensino, em Massapê do Piauí. Idealizado pelas professoras Laúcia Sousa e Valdinalva Reis, o projeto tem como tema “A dança: expressão e comunicação no movimento corporal”.

Professoras Valdinalva e Lúcia, idealizadoras do projeto

Dentre os objetivos, estão promover a integração entre alunos; incentivar a prática saudável através da dança, quebrando tabus de que o homem não dança; possibilitar o resgate da cultura brasileira por meio da tematização das origens culturais; além de contribuir como instrumento de socialização.

A dança é uma atividade artística que usa corpo como expressão e comunicação individual ou coletiva. A dança pode ser compreendida como um processo de autoconhecimento, conhecimento do mundo e suas complexas relações configurando-se como um fenômeno histórico-social de caráter educativo, destaca o projeto.

O projeto compreende três etapas e será desenvolvido com alunos do 8º e 9º ano. Na primeira, os alunos obtêm conhecimento dos conteúdos. “No decorrer das nossas aulas, explanamos a importância da dança para o corpo, quanto para a mente. Assistimos vídeos com vários estilos de dança, como hip hop, xote, axé, capoeira e outros”, disse a professora Lúcia.

Na segunda etapa, realizada na noite desta terça-feira (26), a Escola promoveu apresentações com o Grupo de Dança “Icós”, do Ponto de Cultura da cidade de Jaicós. As apresentações chamaram a atenção e envolveram dos alunos.

Publicidade

A terceira etapa será a prática, com a formação dos grupos de dança na escola. O projeto segue até o final do ano letivo, quando a Escola abrirá portas para a comunidade assistir as apresentações dos grupos de dança da própria Escola.

“Acredito nos benefícios da dança para o desenvolvimento do homem consciente e atuante, da educação que se realiza em diferentes práticas sociais e da própria dança em que o indivíduo dispõe para expressar e comunicar seus sentimentos, emoções e valores”, acrescentou Lúcia.

A supervisora municipal de ensino, Josefa Carvalho, participou do evento e representou a Secretaria Municipal de Educação. Ela, que é educadora física, enfatizou a importância de introduzir a dança na escola. “É um ótimo recurso para desenvolver o potencial tanto psicológico, como cognitivo e motor, proporciona aos alunos uma série de benefícios à saúde e manutenção da qualidade de vida”, disse.

Veja fotos:



 

Publicidade

 

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile