Connect with us

Massapê do Piauí

Massapê realiza formação de multiplicadores para prevenção ao suicídio e valorização da vida

Publicado

em

Formar multiplicadores para a abordagem de pessoas com foco na prevenção, o combate ao suicídio e à automutilação. Essa foi a principal estratégia adotada pelo município de Massapê do Piauí em meio a outras ações da campanha Setembro Amarelo, pela valorização da vida.

Nesta quarta-feira, 21, a Prefeitura Municipal realizou uma formação para os profissionais das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal.

A formação foi ministrada pela doutora em serviço social, Fernanda Luma, CEO do projeto “Sobre Suicídio”, com o tema “Promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio.” A palestrante explanou sobre os sinais de alerta, fatores de risco, fatores de proteção ao suicídio e à saúde mental da população.

Segundo ela, o estilo de vida atual tem adoecido muito a população, algo que foi agravado pelos efeitos da pandemia. “A gente precisa olhar para esse estilo de vida, o trabalho, família, rede de apoio, espiritualidade, dentre outros aspectos, realmente para a gente conseguir enxergar formas de trazer a saúde mental novamente.”, disse.   

Fernanda repassou orientações de como detectar e apresentou alternativas para a prevenção da saúde mental que podem ser implementadas estrategicamente pelos próprios profissionais, que atuarão como multiplicadores nas escolas, no CRAS, nas unidades de saúde. “Não podemos ter espaço blindado quanto ao sofrimento mental. Todos esses espaços têm uma contribuição para dar. Todos podem e devem acolher, fazer essa escuta.”, pontuou.

O objetivo do município, com essa formação, é capacitar os profissionais das diversas áreas a detectar possíveis pacientes com sinais de adoecimento mental, acolher, escutar e encaminhar para que recebam atendimento, acompanhamento e tratamento especializados oferecidos pelo município, construindo assim uma rede efetiva e afetiva.

A doutora Fernanda enalteceu a iniciativa do município. “Fico muito feliz quando encontro municípios conscientes do seu papel. Estamos tendo um nível de adoecimento mental muito grande depois da pandemia, muitos casos de crise de ansiedade, depressão, e pessoas que estão fazendo automedicação, que uma prática complicada de se colocar em cena sem a devida indicação e o acompanhamento. Então, diante desse cenário atual, se torna necessário um cuidado e uma atenção ainda maiores para esse problema de saúde.”, pontuou.

Caminhada

Publicidade

Após a palestra, os profissionais participaram de uma caminhada pela principal avenida da cidade, conduzindo balões amarelos, placas e faixas temáticas, encerrando na Praça Matias Costa, com o objetivo de chamar a atenção da população para a temática.

Ao final, a adolescente do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, Illana Mayra, leu o poema de autoria do poeta Bráulio Bessa, com o título “Recomece”.

Dentre outros, participaram das atividades as secretárias de Assistência Social, Fernanda Coutinho, de Educação, Olívia Carvalho, e de Saúde, Maria Lúcia.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS