MASSAPÊ | Saúde promove palestra com profissionais; “Estamos cuidando de quem cuida”, disse secretária
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 06/09/19

MASSAPÊ | Saúde promove palestra com profissionais; “Estamos cuidando de quem cuida”, disse secretária

“Cuidando de quem cuida”. Esse foi o tema de uma palestra ministrada na última quarta-feira (4) pela conceituada psicóloga Graça Moura, para os profissionais que atuam na Rede de Atenção Básica do município de Massapê do Piauí.

O evento aconteceu no auditório do polo da Academia de Saúde, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, e reuniu profissionais de diversas especialidades e áreas de atuação na Saúde.

O encontro é parte das ações da campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e de combate ao suicídio. “Começamos a nossa campanha cuidando de quem cuida. Isso porque a satisfação dos usuários depende da satisfação de quem a presta o serviço.”, disse Deliany Cavalcanti, secretária de Saúde.

Segundo ela, os profissionais da Saúde desempenham papel muito importante no município. “Diariamente, nas unidades de saúde, eles acolhem pessoas que, na maioria das vezes, estão fragilizadas, pessoas que precisam e merecem um bom atendimento, e para isso, os nossos profissionais precisam estar bem para lidar com a rotina diária e oferecer um serviço de qualidade à população.”, disse.

A iniciativa de cuidar do cuidador é uma ação preventiva. A palestrante Graça Moura elogiou a iniciativa da gestão e destacou a importância do cuidado. “É importante consideramos o bem estar do cuidador. Se o servidor da Saúde não estiver se sentindo assistido nas suas necessidades, não estiver bem consigo mesmo, isto passará a refletir e interferir no atendimento que presta, no cuidado que ele tem com os pacientes.”, disse.

O prefeito Chico Carvalho esteve presente acompanhado da primeira-dama Verônica Cavalcanti. Em entrevista, ele reafirmou a preocupação da gestão com o bem-estar dos servidores. “Nós temos uma preocupação muito grande com a qualidade dos serviços que são ofertados para a população. E quem presta esses serviços são os servidores, são eles quem estão nas unidades básicas de saúde e que precisam estar bem para cuidar bem de quem precisa. Por isso essa iniciativa de valorização dos profissionais que precisam estar física e emocionalmente preparados para enfrentar os desafios do dia a dia dessa profissão tão gratificante, que é cuidar de gente. Foi um momento de reflexão, de conscientização e de motivação.”, pontuou.

O gestor, em nome de todos os servidores presentes, prestou uma homenagem à palestrante Graça Moura em forma de poesia. “É cuidando dos mais fragilizados que os anjos da área da saúde curam dores com amor e atitude, mas também necessitam de cuidados, e hoje estamos bastante aliviados, no divã da mais plena terapia, pois buscamos na Psicologia a resposta pra tudo que ameaça, foi com fé brilhantismo amor e graça, que a Graça deu graças neste dia.”, dizia a primeira estrofe.

_Mais fotos

           

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

ENTRETENIMENTO

Diego, eliminado do BBB19, elege Elana como a ‘mais falsa’ e justifica: ‘Pela indicação’

Diego, o eliminado dessa semana do BBB19, foi o convidado do Boletim BBB desta quarta-feira, comandado por Vivian Amorim. O ex-brother acredita que poderia ter se “desligado mais do jogo” e mostrou guardar mágoa com Elana que, ao

GERAL

Vírus da zika pode causar complicações neurológicas em adultos, diz estudo da UFRJ

Um estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicado nesta quinta-feira (5) na Nature Communication – um dos principais veículos de divulgação científica do mundo – indica que

Operação do CRM descobre falso médico atuando no Piauí

Em uma operação de fiscalização envolvendo 20 municípios da região Norte do Piauí, conselheiros fiscais do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) pontuou exemplos de unidades de saúde, algumas irregularidades e