Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ: Prefeito Chico Carvalho implanta NASF e inaugura Centro de Fisioterapia

Publicado

em

O Governo do município de Massapê do Piauí tem trabalhado para melhorar cada dia mais os serviços de saúde pública prestados à população. Em pouco mais de um ano de gestão, o empenho do prefeito Chico Carvalho e da primeira dama e secretária de Saúde, Verônica Cavalcanti, tem obtido resultados significativos.

Nesta terça-feira (18), foi oficialmente implantado o Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF) e inaugurado o Centro Municipal de Fisioterapia da Unidade Básica de Saúde Avançada, ampliando assim o leque de serviços oferecidos aos usuários da Atenção Básica no município.
[divider]
Clique aqui e veja todas as fotos da cerimônia!
[divider]
Além dos vários profissionais que já vêm prestando atendimento nas Unidades de Saúde, a partir de agora, profissionais de três novas especialidades estarão ao acesso da população, no próprio município, e também trabalharão com a promoção e prevenção da saúde.

DSC_1074Verônica Cavalcanti, primeira dama e secretária de Saúde

A equipe do NASF apresentada pela secretária de Saúde é composta por duas fisioterapeutas, Marilândia Farias e Adelaide Esmero; uma fonoaudióloga, Cristianne Ramos; e uma nutricionista, Dayara Sousa. “São profissionais especializados que irão atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes de saúde da família”, explicou Verônica Cavalcanti. Segundo ela, O Núcleo se torna também, dentro da Atenção Básica, mais um espaço para a prevenção e promoção da saúde.

DSC_1087
Secretária de Saúde apresente equipe do NASF

Para garantir a efetiva atuação dos profissionais, foi instalada a sala do NASF e o Centro Municipal de Fisioterapia, tudo com recursos próprios. Um espaço equipado para o tratamento e prevenção de doenças e lesões e disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. “O Centro dispõe de equipamentos necessários para restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente, através de métodos como a massagem e a ginástica, ou com a utilização de aparelhos especiais”, explicou Marilândia Farias, coordenadora do NASF.

O prefeito Chico Carvalho elencou conquistas e avanços na área da saúde e frisou que o trabalho de estruturação do setor vem sendo árduo, mas recompensador. “Estamos trabalhando para oferecer melhorias no serviço ofertado para a população e reduzir ao máximo o encaminhamento para outras cidades”, disse, destacando os pacientes que fazem tratamento fisioterapêutico, que eram transportados para a Unidade de Jaicós.

Publicidade

DSC_1130
Prefeito destaca conquistas na área da Saúde

A conclusão das obras de construção da UBAS, que estava paralisada havia três anos; o aumento no número da equipe médica, atualmente com cinco profissionais; a transferência do Posto de Saúde de casas alugadas e inadequadas para a Unidade Básica de Avançada de Saúde; a contratação de técnicos de saúde; a implantação do NASF com novos profissionais; e a construção de nova UBS, foram algumas das conquistas elencadas pelo gestor.

Chico Carvalho informou que já assinou convênio para a aquisição de uma nova ambulância e que o município ainda receberá do Governo do Estado todos os equipamentos da UBAS da sede. “Toda estrutura em equipamento, móveis e a climatização da Unidade foi feita pelo próprio município, com recursos próprios. Quando recebermos os equipamentos do Governo, estes serão destinados aos outros postos de saúde do município”, disse.

Veja fotos da UBAs:

Presenças
A cerimônia foi concorrida e bastante prestigiada pela população e por autoridades do município. Além do prefeito Chico Carvalho e da primeira Verônica Cavalcanti, estiveram presentes a vice-prefeito Luíza Cecília; os secretários municipais Rivaldo Carvalho (Gestão), Reinaldo Carvalho (Finanças), Bruna Leal (Educação), Lucileide Carvalho (Junta de Serviço Militar), Remédios Morais (Assistência Social), José Mário (Obras e Serviços), Austriberto Carvalho (Esportes) e Roberto Carvalho (Chefe de Gabinete); os vereadores Antônio Xavier (Tontonho), Élder Morais, Aldeni Carvalho (Nanan), Libânio e José Juvaldi (Didi); dentre outros.DSC_1245 DSC_1258 DSC_1228 DSC_1188 DSC_1174 DSC_1183 DSC_1164 DSC_1154 DSC_1145 DSC_1177 DSC_1061 DSC_1051 DSC_1040

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS