Connect with us

Massapê do Piauí

Mesários são treinados para atuarem nas eleições em Massapê do Piauí

Publicado

em

A Justiça Eleitoral, por meio da 19ª Zona Eleitoral de Jaicós, segue capacitando os eleitores que foram convocados para atuarem como mesários nas eleições gerais de 2022, que acontecerão no dia 02 de outubro, em primeiro turno.

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, o treinamento está acontecendo na cidade de Massapê do Piauí, na quadra poliesportiva, ministrada pela técnica do TRE-PI, Elisabeth Schuck, auxiliada pelos técnicos de urna.

Massapê tem o segundo maior número de seções eleitorais e mesários da 19ª Zona Eleitoral, ficando atrás apenas de Jaicós.  São 92 mesários que irão atuar nas 23 seções eleitorais situadas na sede e nas principais comunidades rurais.

As seções eleitorais são formadas por quatro mesários, mas o treinamento presencial foi voltado apenas para os presidentes e primeiros mesários das seções eleitorais.

Durante a capacitação, foram ministrados conteúdos teóricos e práticos sobre a operação da urna eletrônica, uso do terminal do presidente da seção, situações de contingência, manuseio dos cadernos de votação, prioridades para votar, orientações a portadores de necessidades especiais, benefícios legais concedidos as colaboradoras e aos colaboradores da Justiça Eleitoral, vedações, entre outras informações.

Para Elisabeth, o treinamento é um momento importante na preparação para o dia da votação, tendo em vista que objetiva capacitar e preparar os mesários, aqueles que representarão a Justiça Eleitoral nas respectivas seções.

“Esse é um momento importante em que nós preparamos os mesários para que eles tenham a maior segurança possível para receber o eleitor com calma, tranquilidade, acessibilidade, para que ele possa exercer a democracia através do seu voto.”, disse a técnica.  

Uma das novidades para as eleições de 2022 é a proibição ao eleitor portar até a cabine de votação equipamentos como aparelho de telefonia celular, máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de rádiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.

Publicidade

Para se dirigir à cabine de votação, o eleitor deverá desligar os aparelhos e entregar à mesa receptora de votos, juntamente com documento de identidade apresentado. Concluída a votação, a mesa receptora devolverá à eleitora ou ao eleitor o documento de identidade apresentado e os aparelhos. Em caso de recusa em entregar os equipamentos, a eleitora ou o eleitor não serão autorizados a votar.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS