Connect with us

Massapê do Piauí

No Rádio, prefeito fala sobre novo Decreto, fechamento de estabelecimentos comerciais e faz apelo

Publicado

em

O prefeito de Massapê do Piauí, Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, concedeu entrevista na manhã deste domingo, 22, na Rádio Sintonia FM, ao radialista Altino Neto. Na pauta, um único tema, o COVID-19, também conhecido como o novo coronavírus, e as medidas que a gestão tem adotado para prevenir que o vírus chegue ao município.

O gestor informou que até o momento não existe nenhum caso notificado em Massapê, mas ainda assim a situação requer cuidados. “Não temos nenhum caso notificado em nosso município.  Não há motivo de pânico, mas há motivos para nos preocuparmos, porque a coisa é séria. Vamos enfrentar com tranquilidade, mas com muita responsabilidade, seguindo as recomendações dos órgãos de Saúde, tomado os devidos cuidados, ficando em casa e intensificando a higiene pessoal”, disse.

Chico Carvalho destacou que o momento é preocupante. “Podemos dizer que estamos diante de uma grande guerra, uma guerra que tem tirado a vida de milhares de pessoas por todo o mundo. É preocupante, pois o inimigo é muito perigoso, é letal, tem poder de destruição, é letal, e ainda é invisível, o que pior, o novo coronavírus. […] Eu diria que, depois da segunda guerra mundial, esse é o momento mais difícil por que passa a humanidade”, pontuou.

Chico Carvalho falou sobre as medidas que o Governo Municipal tem adotado desde que declarou situação de emergência em saúde pública. “Tomamos as medidas em consonância com a Organização Mundial de Saúde, com o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde, baixamos um Decreto emergencial declarando emergência, restringindo os atendimentos à população e algumas medidas. Nossa equipe da Saúde, a secretária Deliany e os profissionais, estão fazendo um trabalho no sentido de prevenir e combater, orientado a população dos cuidados e as medidas que devem ser adotadas para se evitar o contágio”, disse.

O gestor anunciou que um novo Decreto será publicado nesta segunda-feira, 23, declarando estado de calamidade pública no âmbito no município para fins de enfrentamento e combate ao coronavírus. “Esse novo Decreto traz algumas recomendações e, também, restrições, como a suspensão temporária de algumas atividades comerciais, como bares, lanchonetes, feiras, festas e outros eventos públicos e privados que promovam a aglomeração de pessoas durante o período de 15 dias.

Publicidade

Ao finalizar, o prefeito fez um apelo à população. “Nós pedimos à população de Massapê para que fique em casa. Procure fazer esse isolamento social, não se expondo, não participando de aglomerações, evitando bares, não participando de qualquer evento. Vamos diminuir ao máximo a circulação de pessoas em nosso município, tanto na cidade, como no interior, onde também já existem muitos estabelecimentos comerciais. Ainda não há vacina para esse vírus, e a melhor forma de prevenção é ficando em casa, saindo somente quando for mesmo necessário, para ir ao supermercado, na farmácia. O distanciamento nesse momento é sinônimo de amor, de cuidado, sobretudo, com os idosos, as pessoas que são considerados mais vulneráveis”, disse.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS