Massapê do Piauí

Novembro Azul promove ações de proteção à saúde do homem em Massapê do Piauí

Publicado

em

Na saúde, assim como o outubro é o mês simbólico de cuidados com a saúde da mulher, novembro é o mês dedicado aos homens. Neste período é realizada a campanha “Novembro Azul”, que chama a atenção da população masculina para a importância da prevenção, detecção e cuidado de doenças como o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens.

Em Massapê do Piauí, anualmente, uma campanha é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, com a realização de ações de promoção da saúde específicas para os homens.

A abertura aconteceu nesta quarta-feira, 10, com uma cerimônia realizada na quadra poliesportiva da cidade. O prefeito Rivaldo Carvalho, a secretária de Saúde, Maria Lúcia, a coordenadora da Atenção, Básica, enfermeira Claudete Batista, participaram do lançamento da campanha, que contou com a participação de um grande número de homens.

Prefeito Rivaldo Carvalho

O prefeito Rivaldo, em sua breve fala, destacou a importância dos cuidados com a saúde e parabenizou aos homens presentes. “Fico feliz em chegar aqui e ver tantos homens presentes. É uma demonstração de que estão zelando pela sua saúde. Vocês estão de parabéns! Essa é uma ação aparentemente simples, mas de grande importância. Com a realização desse exame que a saúde está oferecendo, é possível detectar o câncer de forma precoce, e isso aumenta muito as chances de cura. Não deixem de se cuidar. A saúde está de portas abertas para acolher e cuidar de vocês homens, e não só em novembro, mas todo o ano.”, disse.

Em seguida, o médico Dr. Rodrigo Rocha ministrou uma palestra com o tema “Saúde do Homem”, com foco no câncer de próstata. O médico chamou a atenção para a importância dos cuidados preventivos, explanou sobre os fatores de risco, listou os sinais e sintomas da doença, como a dificuldade de urinar, a diminuição do jato de urina, a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, e a presença de sangue na urina.

Dr. Rodrigo Rocha, médico

O médico destacou enfatizou a importância da detecção precoce por meio de exames como o toque retal e o de sangue, o PSD, para avaliar a dosagem do antígeno prostático específico. A detecção da doença de forma precoce possibilita melhores resultados no tratamento.

Após a palestra, foi realizada a coleta de amostras de sangue para a realização do exame PSA, um exame de sangue simples e que pode detectar o câncer de próstata mesmo em quem não tem sintomas. O sangue coletado será enviado para a análise em laboratório.

Publicidade
Coleta de sangue para o exame PSA

Maria Lúcia, secretária de Saúde, informou que o primeiro dia da campanha foi realizado de forma silmultânea em três pontos do município, na cidade, na quadra poliesportiva, na UBS do povoado São Francisco e na UBS do povoado Porteiras.

Maria Lúcia, secretária de Saúde

Em um dia, nos três locais, foram atendidos 173 homens. “A gente fica muito feliz em ver que o tabu está sendo quebrado, que os homens estão cada dia mais conscientes de que também precisam se cuidar e estão procurando os serviços de saúde”, disse.

A gestora informou que no dia 17 o atendimento será realizado na Unidade Básica de Saúde do povoado Caraíbas.

Veja imagens:

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile