Connect with us

Massapê do Piauí

NUCA de Massapê do Piauí se reúne para a Elaboração do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes

Publicado

em

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), se reuniu na manhã desta sexta-feira, 14 de janeiro, para discutir estratégias sobre as próximas ações do Selo Unicef a serem desenvolvidas pelo grupo.

O evento aconteceu na escola João Manoel da Costa, a qual esteve a frente, a mobilizadora do NUCA, Lúcia Sousa, bem como pela articuladora do Selo no município, Joelma Araújo. O conselheiro tutelar Osvaldo Teixeira, também esteve presente no encontro.

O ponto principal tratado no encontro foi a discussão de estratégias para a elaboração do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes(PPCA), que abrange as ações que os adolescentes devem desenvolver ao longo da edição do Selo Unicef.

A mobilizadora, Lúcia Sousa, disse que o encontro teve como foco definir as estratégias para a elaboração do Plano de Participação de Adolescentes. “O Plano norteará as ações que serão desenvolvidas pelo NUCA, abordando quatro temáticas: Empoderamento de meninas e a promoção dos direitos da igualdade de gênero; prevenção da gravidez na adolescência e promoção dos direitos à saúde sexual e à saúde reprodutiva; enfrentamento ao racismo e outras violências e promover a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas sobre as crianças e adolescentes”, explicou.

Ela acrescentou ainda, que para cada temática foram definidas a metodologia utilizada, datas de realização das ações e os órgãos parceiros no desenvolvimento dessas atividades, ressaltando que o Núcleo de Adolescentes é dividido em dois eixos, o NUCA Participação e NUCA Ação.

Durante a reunião, também, foram definidas as atividades que serão realizadas no 1º Fórum Comunitário, além de ter sido discutido sobre outros assuntos de interesse do grupo.

O Plano em fase de elaboração contém todas as ações a serem desenvolvidas até 2024, e será atualizado anualmente. Ao final de 2024, quando acontecer a sua última atualização, ele será inserido no Plano Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes em que será apresentado no segundo e último Fórum da edição.

Publicidade

Segundo a articuladora do Selo, Joelma Araújo, o Plano elaborado é de fundamental importância, onde vai direcionar as ações a serem realizadas pelo Nuca. Ela informou ainda que o mesmo será apresentado oficialmente no 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef do município, que está previsto para acontecer no mês de fevereiro.

Ao aderir ao Selo UNICEF, a gestão municipal de Massapê do Piauí assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência e vem trabalhando para assegurar a melhoria dos indicadores de impacto social do município.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS