Connect with us

GERAL

Oficina fortalece a participação de adolescentes de Massapê do Piauí no processo eleitoral

Publicado

em

Um grupo de 15 adolescentes do NUCA de Massapê do Piauí visitaram, na última sexta-feira (2), o Cartório Eleitoral da 19ª Zona Eleitoral, sediada na cidade de Jaicós. A iniciativa é parte do Desafio 5 do Selo Unicef, o #PartiuMudar, que visa promover a educação para a cidadania democrática, conscientizando e estimulando os adolescentes para a sua participação no processo eleitoral por meio do voto.

Na oportunidade, foi realizada uma oficina ministrada pelo chefe de Cartório, Valmar Carvalho, que explanou sobre a participação do jovem no processo eleitoral, os passos do cadastramento eleitoral para tirar o título de eleitor, como é realizado, quais os documentos exigidos, dentre outras informações.

Valmar também orientou sobre o uso da urna eletrônica e abordou a questão do voto consciente, um forte instrumento de mudança política e social. “É fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade, que escolham o candidato pelos projetos, e não somente por vínculos de amizade ou interesses pessoais.”, disse.

Ayrinanda Janielly foi uma das adolescentes que participaram da oficina. Além de assistir atentamente à palestra, ela realizou o seu cadastramento eleitoral e obteve o seu título, documento ainda facultativo, devido a sua idade.

“Foi importante para saber mais sobre o procedimento para tirar o meu título e, também, sobre a importância desse documento, sobre exercer a cidadania. Nessa ação tive a oportunidade de emitir o meu título eleitoral, e a partir de agora, vou poder exercer os meus direitos como cidadã. O primeiro voto, segundo ela, será no dia 06 de outubro, quando ocorrerão as eleições para o Conselho Tutelar.

Ayrinanda quer ser multiplicadora das informações que obteve. “Quero repassar essas informações para os demais jovens da minha cidade. Você que tem a partir de 16 anos, venha também tirar o seu título de eleitoral.”, disse.

Publicidade

Na visita, os adolescentes registraram todo o processo em vídeos, explicando o passo a passo e avaliando as dificuldades ou facilidades para fazer o alistamento eleitoral. O material será divulgado nas redes sociais com o objetivo de mobilizar outros adolescentes.

Lúcia Sousa, mobilizadora dos adolescentes, salientou que a atividade visa fortalecer a participação de adolescentes no processo eleitoral. “A proposta do UNICEF é que a gente sensibilize os adolescentes com idade entre 16 e 17 anos sobre o voto facultativo. Essa foi uma atividade muito importante, onde eles aprenderam a emitir o título de eleitor e, principalmente, qual a sua utilidade.”, disse.

De acordo com a mobilizadora, posteriormente, os adolescentes do NUCA irão visitar as escolas e repassar essas informações, incentivando os adolescentes de Massapê do Piauí a também exercerem a cidadania através do voto. “Vamos fazer uma mobilização com jovens com idade para virem ao Cartório e tirarem o seu título.”, pontuou.

Ao final, o chefe de Cartório, Valmar Carvalho, elogiou a iniciativa. “O conhecimento ele ajuda abrir a mente das pessoas, e principalmente nessa faixa etária, dos adolescentes. O Cartório está sempre aberto para atender a comunidade. A gente é considerada a justiça cidadã justamente por conta dessa abertura. Quem desejar comparecer ao Cartório para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral, estaremos à disposição.”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS