Connect with us

Massapê do Piauí

“Os desafios de aprender e ensinar em tempos de pandemia” é tema da Jornada Pedagógica em Massapê do Piauí

Publicado

em

“Os desafios de aprender e ensinar em tempos de pandemia”. Esse é o tema da Jornada Pedagógica realizada pela Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, que marca a abertura do ano letivo 2021 na Rede Municipal de Ensino.

O evento, que teve início nesta quinta-feira (25) e encerra hoje, sexta-feira (26), está seguindo os protocolos de segurança sanitária como medida de prevenção ao contágio da Covid-19.

No primeiro dia, os professores foram recepcionados na Escola Municipal João Manoel da Costa, onde foram submetidos a aferição da temperatura corporal e a realização de testes rápidos para detecção da Covid-19.

A busca ativa contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, foram testados 77 profissionais da Educação, dos quais, 06 tiveram resultado positivo. Todos estavam assintomáticos e foram orientados a procurarem os serviços de Saúde para tratamento.

A professora Remédios Morais foi uma das educadoras testadas pelos profissionais da Saúde. Ela, que já teve Covid-19, elogiou a iniciativa e a preocupação da Educação em zelar pela saúde dos professores. “Eu já tive Covid, estou curada e hoje refiz o teste que mostrou que continuo livre da doença. E sobre essa iniciativa, posso dizer que foi excelente. O secretário está de parabéns por ter esse olhar, essa preocupação com a Saúde dos professores, o que nos dá tranquilidade para participarmos da Jornada”, disse.

O segundo momento do dia foi realizado na Quadra Poliesportiva, com uma cerimônia de abertura, que contou com as presenças do corpo docente da Rede Municipal, bem como, da equipe gestora do município e da Educação.

Publicidade

Dentre os presentes, o prefeito Rivaldo Carvalho e a primeira-dama Lucileide Carvalho, a vice-prefeita Bruna Leal, o secretário de Educação, Leonel Lopes, a secretária de Saúde, Maria Lúcia, a supervisora da Rede Municipal, Josefa Carvalho, o professor Edson Sá, diretor da Inovaty, o palestrante Dyego Feitosa, o vereador Antônio Augusto, representando a Câmara Municipal, a diretora Eliveste Firmina, representando os gestores escolares, além da equipe formadora.

Na oportunidade, o prefeito Rivaldo Carvalho, que é professor por formação, deu as boas-vindas aos professores, enalteceu a preocupação da gestão pela saúde dos professores, e reafirmou que a educação é uma prioridade na sua gestão, destacando que tem dado total apoio ao seu funcionamento nesse período de pandemia, que requer ainda mais atenção da gestão e de todos os demais envolvidos.

O gestor propôs a união de todos para enfrentar o desafio de oferecer uma educação em tempos de pandemia. “Quero aqui desejar boa sorte a todos, ao secretário Leonel, que comanda esse desafio, como também a todos os profissionais da Educação que estão imbuídos nessa missão  ensinar, de educar nesse novo formato que o momento nos impõe. Gente, vamos nos unir, vamos trabalhar juntos buscando o melhor para Massapê do Piauí, que é uma educação de qualidade. Obrigado a todos pela importante colaboração que cada um de vocês dão ao nosso município”, disse.

A vice-prefeita Bruna Leal, que já foi secretária de Educação no município de Massapê, em sua fala, destacou a importância da educação para a formação de uma sociedade. “A educação é, indiscutivelmente, uma das áreas de extrema importância para as nossas vidas. A educação transforma a sociedade, transforma vidas e é través dela que podemos construir o futuro dos nossos jovens”, disse.

Bruna falou da alegria de ter feito parte da Educação, manifestou sua admiração pelo trabalho que é realizado e expressou sua esperança de que em breve a educação poderá voltar a funcionar de forma presencial. “Pedir a Deus que abençoe todos vocês, os professores e aos nossos alunos, para que possamos retornar o quanto antes as nossas aulas presenciais, mas que isso aconteça com segurança”, disse.

Publicidade

Em seguida, foi realizada uma palestra educativa e motivacional, ministrada pelo conceituado professor Dyego Feitosa. O tema da palestra foi “(Des)aprender para ensinar: a construção do sentido do fazer docente”. O palestrante compartilhou experiências, explanou sobre os desafios de fazer escola em tempos modernos e meio a pandemia, e destacando pontos que o professor precisa saber mais sobre si e desaprender algumas coisas para reaprender a ensinar, a educar.

À tarde, na Escola João Manoel da Costa, foi iniciada a formação específica dos professores, divididos por área. Cynthia Carvalho ministrou a formação para os professores do Ensino Infantil; Joelma Araújo foi a formadora para os professores do 1º ao 3º ano; Eduardo Coutinho conduziu a formação na área de ciências humanas; a professora Irenilda Carvalho foi a formadora nas áreas de ciências da natureza e matemática.

Em entrevista, o secretário de Educação, Leonel Lopes, falou sobre Jornada e os preparativos para o início das aulas. Ele destacou a iniciativa de testar os professores com o objetivo de garantir o início do ano letivo com segurança sanitária. O tema da Jornada – “Os desafios de aprender e ensinar em tempos de pandemia” – segundo ele, faz menção direta ao momento em que a educação, o desafio de funcionar seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.

O plano da Educação é adotar o ensino híbrido, uma mistura entre o ensino presencial e o ensino online, ou seja, integrando a educação à tecnologia. “Nós estamos planejando uma retomada gradual das aulas presenciais. A gente vai trabalhar de forma remota e trazendo os alunos para ter um contato com os professores e com o conteúdo” disse.

O gestor informou que as escolas estão sendo adaptadas para a implantação do ensino híbrido. “Nós estamos preparando as escolas para poder receber os professores e alunos. Estamos instalando lavatórios, vamos oferecer todo o material de higienização e proteção, como álcool em gel e máscaras, mantendo o distanciamento e adotando outros cuidados para que a gente possa funcionar com segurança”.

Publicidade

O início do ano letivo está previsto para o dia 1º de março. A Rede Municipal de Ensino tem 1250 alunos matriculados nas 08 escolas.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS