Connect with us

Massapê do Piauí

População discute melhorias para a educação em Massapê do Piauí. Veja!

Publicado

em

Gestores, professores, alunos, pais de alunos e a sociedade civil participaram, ao longo do dia desta sexta-feira (6), em Massapê do Piauí, da III Conferência Municipal de Educação. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Fórum Municipal de Educação, foi dividido em quatro momentos que aconteceram na Câmara Municipal e na Escola Municipal João Manoel da Costa.

O objetivo foi discutir sobre a atual política de educação no município, mediante a avaliação das estratégias e metas do Plano Municipal de Educação, que foi elaborado em 2015, e a partir dessa constatação, propor políticas públicas para a consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE), com vistas a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

O primeiro momento da Conferência foi a cerimônia de abertura, realizada no auditório da Câmara Municipal, com a participação de autoridades e diversos segmentos da sociedade. Destaque para a apresentação cultural realizada por adolescentes do projeto “Descobrindo Talentos”, uma atividade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O grupo de flautistas tocou o hino de Massapê do Piauí.

Em seguida, o secretário de Educação, Leonel Lopes, deu as boas vindas a todos a declarou aberta a Conferência. “Agradecemos a todos que aceitaram o nosso convite e vieram participar desse momento democrático e de participação coletiva e importante para a Educação em nosso município”, disse.

A presidente do Fórum Municipal de Educação, Joelma Araújo, e a supervisora da Rede Municipal de Ensino, Josefa Costa, também de pronunciaram na cerimônia de abertura, e destacaram a importância da realização da Conferência.

O segundo momento foi a palestra magna, com foco no tema central da Conferência e os eixos temáticos, ministrada pelo professor Antônio de Sousa Silva, ex-gestor da Educação, historiador, pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e mestrando em Ciências da Educação.

Publicidade

A Conferência seguiu à tarde, na Escola Municipal João Manoel da Costa, onde aconteceu o terceiro momento do evento, com a divisão dos participantes em quatro grupos de trabalho, cujas discussões foram norteadas pela palestra. Na ocasião, foram analisadas as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação de Massapê do Piauí. Os participantes puderam propor modificações no texto.

O quarto e último momento da Conferência foi a plenária, onde os quatro grupos de trabalho realizaram a apresentação das propostas de modificação no Plano. Foram poucas as alterações, e todas aprovadas pelos membros. A Conferência finalizou com a eleição da comissão intersetorial que representará o município na etapa intermunicipal, prevista para acontecer no dia 13 de abril, em Picos.

O conferencista Antônio Silva fez uma avaliação positiva da Conferência e teceu elogios. “A minha avaliação é positiva, considerando que os objetivos propostos foram atingidos, de reunir muitos educadores e os segmentos da sociedade para discutir sobre a educação, um assunto de suma importância, avaliando e propondo as melhorias que a população acham necessárias. Massapê está de parabéns pela gestão, por ter um secretário empenhado e comprometido com a melhoria da educação”, disse, salientando que a Conferência materializa a participação e a voz da sociedade na gestão pública.

O secretário Leonel afirmou que a Conferência ocorreu da forma planejada. “Foi um momento de participação popular, onde todos puderam contribuir com a educação em Massapê”, disse. O gestor frisou que o Plano de Educação de Massapê do Piauí era muito bem elaborado. “Não tivemos muitas alterações justamente por isso, porque o plano municipal já contempla as linhas do plano nacional. Quero aqui enaltecer o trabalho realizado pelo nosso técnico municipal do PME, que é o professor Zé Filho. Agora é trabalhar para executar as estratégias visando alcançar as metas do PME para que a educação melhore ainda mais”, finalizou.

Dentre as autoridades presentes, o vereador presidente da Câmara Municipal, Rafael Silva, o vereador Antônio Augusto (Tontonho), os secretários municipais Lucileide Carvalho (de Gestão), Remédios Morais (de Assistência), Reinaldo Carvalho (de Fazenda), Fredy Lima (de Serviço Militar), Maria Lúcia (de Saúde), Francivaldo Reis (de Agricultura), Roberto Carvalho (de Esportes), a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do município, Ana Lúcia, a diretora da Rede Estadual, Idê Xavier, a pedagoga Maria do Socorro Coutinho, o diretor da Escola Municipal Manoel Joaquim de Carvalho, Joaquim Carvalho.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS