Connect with us

DESTAQUES

Saúde de Massapê do Piauí vacina mais 348 pessoas e ultrapassa 3 mil doses aplicadas  

Publicado

em

Dando continuidade a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a aplicação das doses da vacina na população, seguindo as determinações do Ministério da Saúde por meio do cronograma de vacinação.

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Massapê, mediante a quantidade de lotes de vacinas recebidas, intensificou a vacinação da população, buscando garantir que a imunização contra a Covid-19 alcance cada vez mais pessoas.

Na quarta-feira, 30 de junho, a Secretaria de Saúde, em formato de mutirão, realizado na quadra poliesportiva Odair José Veloso,  vacinou a população geral da faixa etária de 50 a 54 anos, quando foram vacinadas  um total de  147 pessoas.

Nesta quinta-feira, 01 de julho, foram vacinados, na UBAS – Unidade Básica Avançada de Saúde José Joaquim de Morais, os grupos prioritários. Pela manhã foram imunizados o público da Prefeitura, Gestão e Agricultura, e a tarde o comércio de gêneros alimentícios e restaurantes.

Prefeito, Rivaldo Carvalho.

Valdirene de Jesus Costa, que trabalha na Prefeitura e é servidora efetiva há 22 anos, foi uma das pessoas vacinadas ontem. “É muito gratificante receber a vacina. Graças a Deus que chegou a minha vez.  Com a vacina a gente se sente mais segura para exercer a nossa função. Enfim, é uma sensação  muito boa, e meu desejo é que o Senhor abençoe para que chegue a vacina para todos”, disse a servidora, que ainda fez um pedido: “Que as pessoas compareçam para  tomar a segunda dose, que é muito importante para que de fato haja a imunização”, concluiu.

Publicidade

Outro grupo vacinado foi os funcionários e proprietários de comércios de gêneros alimentícios, incluindo sede e zona rural do município.  Para Graciano Gomes, que trabalha na Mercearia Gomes, localizada na comunidade Altinho, o dia foi duplamente  especial, pois recebeu a vacina, algo tão esperado, e ela veio no dia do seu aniversário.

“Meu coração é só gratidão. A vacina era muito esperada, e exatamente neste dia 01 de julho, que estou completando aniversário, tive o privilégio de receber essa vacina, que é essencial para que possamos voltarmos a nossa normalidade, então estou feliz, grato, e esperançoso de que assim como chegou para mim, chegará para toda a nossa população. Viva o SUS! “, disse.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Carvalho, disse que o município avançou na vacinação.  “Massapê vem avançando na vacinação contra a covid-19. Hoje, 02 de julho,  temos mais de 3 mil doses da vacinas aplicadas.  O que corresponde a mais de 16% da população já imunizada, então para a gente é um salto importante, e uma grande alegria, porque não temos  medido esforços no sentido de direcionar essa doses recebidas, para as pessoas. Temos três equipes empenhadas, semanalmente, realizando tanto a primeira, quanto a segunda, conforme o calendário.  E aguardarmos esperançosos que mais doses cheguem ao nosso município, para que possamos vacinar nossa população, esse é nosso desejo,  é onde está concentrados nossos maiores esforços, para que possamos juntos vencermos o quanto antes essa pandemia e nos sobressairmos dela como estamos, com as bênçãos de Deus, sem nenhum óbito por covid em Massapê”, destacou.

A gestora ainda citou a vacinação de outros grupos prioritários e disse que a pasta segue o Plano de Imunização. “Acredito que é de conhecimento de todos, de que o Estado é  quem distribui e normatiza o funcionamento das vacinas,  acompanhando o Plano Estadual de Vacinação, onde nós temos seguido com responsabilidade e atendendo todos os protocolos”, frisou.

Maria Lúcia, reforçou sobre a importância de continuar seguindo com os cuidados, mesmo com a vacina. “Gostaria de pedir a nossa povo que vacinados ou não, mantenham os cuidados.  Sabemos que o vírus é perigoso e que ele está em nosso meio, por isso, precisamos sim, continuar seguindo as medidas de prevenção. Mesmo com a flexibilização dos decretos no município e no estado, devemos continuar usando máscara, evitar aglomeração e fazer a higienização corretamente. E cada um tendo a consciência e tomando seus cuidados individual, a gente vai passar por essa pandemia”, concluiu.

Publicidade

A vacinação seguiu nesta sexta-feira, 02 de julho, com a imunização de outros grupos prioritários. Pela manhã, foram o  Conselho Tutelar, Sindicado dos Trabalhadores Rurais e Assistência Social e CRAS, e no período matutino receberam a vacina o público de verdurão, padaria, lanchonete e açougue.

A coordenadora da rede de Atenção Básica à Saúde, a enfermeira Claudete Batista, explicou que o município, vem seguindo com responsabilidade e transparência  o calendário de vacinação, conforme o Plano Estadual de Imunização, e informou que saúde municipal aplicou durante a semana 348 doses de vacinas, quando foram vacinados 259 pessoas com primeira dose e 89 com a segunda.

No geral,  o município de Massapê  do Piauí  aplicou um total de 3. 166 doses de vacinas, sendo 2.112 pessoas com a primeira dose e 1.054 com a segunda. O que equivale a mais de 16% da população com a imunidade completa.

 

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS