Connect with us

Massapê do Piauí

Secretaria de Saúde reforça cuidados com saúde do homem em Massapê do Piauí

Publicado

em

No calendário da Saúde, o mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens.

Com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde da população masculina, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta terça-feira, 22 de novembro, as ações da campanha ‘Novembro Azul’, com o Dia D na sede.

O evento aconteceu na quadra poliesportiva e reuniu um grande número de homens com idade superior a 50 anos, público preconizado pelo Ministério da Saúde, e profissionais da saúde, como médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, atendentes, dentre outros.

No encontro, o fisioterapeuta George Reis ministrou uma rica palestra acerca do tema, enfatizando o objetivo da campanha, o que é a próstata, como se desenvolve o câncer, quais os sintomas aos quais os homens devem ficar atentos, quais são os fatores de risco e orientou, também, sobre os exames que podem ser realizados para o rastreio e diagnóstico precoce do câncer, como o PSA, o toque retal e exames de imagem, como a ultrassonografia e a ressonância, e a biópsia, e sobre o tratamento contra a doença.

O palestrante também orientou aos homens para os cuidados preventivos que podem e devem ser adotados pelos homens no dia a dia, como uma alimentação saudável rica em frutas, verduras e legumes, a prática de atividades físicas, a manutenção do peso corporal adequado, não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Após a palestra, os profissionais da saúde realizaram a coleta de amostras de sangue para a realização do exame PSA, indicado para o diagnóstico precoce do câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas.

Publicidade

Durante o evento, os profissionais de saúde também averiguaram os cartões de vacinação dos homens e realizaram sorteios de camisas da campanha entre os presentes.

Em entrevista, Maria Lúcia, secretária de Saúde, destacou a grande participação logo na abertura da campanha ‘Novembro Azul’ e informou que ações semelhantes serão realizadas na zona rural.

“Campanha segue na zona rural. Dia 29 teremos no povoado Porteiras, dia 30 em Caraíbas, e teremos também um momento na UBS do povoado São Francisco, para que também os homens da zona rural possam fazer seus exames e receber essas orientações.”, disse.  

Lucinha, como é conhecida, falou sobre o passo a passo da campanha. “Essa é uma ação preventiva, e a gente deseja que nada aconteça, mas, se por um acaso foram identificados casos com alteração, esses pacientes são encaminhados para o médico, serão avaliados, solicitados outros exames e encaminhados para acompanhamento especializado.”, acrescentou.  

O prefeito Rivaldo Carvalho participou da abertura do ‘Novembro Azul’. Em sua fala, ele reforçou a importância da campanha no sentido de sensibilizar a população masculina e cuidar da saúde, e elogiou os homens por participarem.

“A gente fica feliz em ver a presença desse grande número de homens aqui no evento. É uma demonstração de que os homens de Massapê têm atitude e estão sim atentos aos cuidados com a saúde. Prevenir é, sem dúvidas, a melhor opção. E a nossa gestão e a Secretaria de Saúde está de portas abertas e disponível para atender a todos.”, disse.

Veja fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS