Connect with us

Massapê do Piauí

Sem condições de trabalho, pipeiros abandonam a ‘operação carro-pipa’ em Massapê do Piauí

Publicado

em

A “Operação Carro-Pipa”, responsável pela coleta, transporte e distribuição de água potável à população castigada pelos efeitos da estiagem, está temporariamente suspensa no município de Massapê do Piauí. A informação foi confirmada pela a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CMDEC).

Os proprietários dos oito caminhões pipa que haviam sido selecionados através de sorteio para trabalhar na operação no terceiro quadrimestre do ano, no período de setembro a dezembro, apresentaram pedidos de descredenciamento junto ao 25º Batalhão de Caçadores, responsável pela operacionalização do programa no Piauí.

Dentre outros motivos, os pipeiros alegam que estão sem condições de prestar o serviço em virtude da alta do combustível, dos custos de manutenção dos caminhões, do aumento da taxa cobrada pelos proprietários dos mananciais onde a água é captada, a nova fórmula de cálculo do tanque, com redução do mesmo e o baixo preço do metro cúbico de água.

“Com a constante alta nos preços dos combustíveis e com o aumento na manutenção geral do veículo, fica inviável a continuação do trabalho como contratado da operação carro pipa”, justificou Fabiano de Carvalho Reis, um dos pipeiros que pediu o descredenciamento.

Os pedidos de descredenciamento trouxeram preocupação, considerando que, diante da forte estiagem que assola os municípios do semiárido, esse é considerado um dos períodos mais críticos do ano em relação ao abastecimento de água.

Publicidade

Diante da situação, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CMDEC), formada por membros representantes da sociedade civil organizada, encaminhou comunicou o 25º Batalhão de Caçadores sobre a situação, que os prestadores de serviço selecionados não assinarão contrato caso não haja reajuste, e solicitou providências para que seja regularizada a situação para que ocorra o desabastecimento pelo programa carro-pipa no município.

A COMDEC solicitou ao Exército reajuste dos recursos do programa para compensar a alta dos combustíveis e reajuste dos mananciais.

A Operação Carro-Pipa é uma ação do Governo Federal, mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com o Exército Brasileiro. No Piauí, é operacionalizada pelo 25º BC, situado em Teresina.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS