Connect with us

Monsenhor Hipólito

3º dia da Semana do Bebê de Monsenhor Hipólito tem palestra sobre aleitamento materno

Publicado

em

A Prefeitura de Monsenhor Hipólito, através das Secretarias Municipais e da articulação do Selo Unicef, vem realizando desde segunda-feira (15), a VII edição da Semana do Bebê no município. A ação conta com o apoio do prefeito Djalma Policarpo.

Dando continuidade à programação, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (17), uma roda de conversa com as gestantes e lactantes do município sobre aleitamento materno.

A conversa aconteceu na UBS do bairro Lagoa Dantas e foi mediada pela médica Dra Ana Paula, pelo enfermeiro Walison e o nutricionista Marcos Ícaro. Na oportunidade, foi falado de maneira geral sobre os aspectos que envolvem a amamentação: mitos, verdades, cuidados e sua importância, como explica o enfermeiro Walison.

“O momento foi para falar sobre a importância da amamentação, as vantagens para o bebê e para a família, o porquê que a mamadeira e chupeta prejudicam o aleitamento, discutimos a questão do mito de existir o leite materno fraco, ensinamos posições e técnicas de amamentação e mencionamos sobre os problemas mais frequentes durante a amamentação”.

Dra Ana Paula mostrou às mães na prática a forma correta de amamentar, dando dicas de posições e técnicas específicas para melhorar a sucção e o vínculo entre mãe e filho. Ela também mencionou situações em que a mulher não consegue amamentar e o que deve ser feito em casos como este.

“São casos que podem acontecer, inclusive já atendi grávidas que tiveram depressão pós-parto e passsaram por este problema, mas a gente busca uma forma de ajudar porque temos que encontrar um jeito de melhorar a situação da mãe e da criança”, destacou Ana Paula.

Dando continuidade, o nutricionista Marcos Ícaro abordou a importância da alimentação adequada durante a primeira infância e de hábitos saudáveis da mãe durante a gestação. Ele também citou o caso de crianças com intolerância a lactose e outros problemas alimentares.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MG_3074.jpg

“Na gestação é importante que a mãe tenha hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada, evitar o consumos de álcool e cigarro para que não prejudique a criança. Aconteceu o parto, o foco é no aleitamento materno exclusico até o sexto mês, isso é uma recomendação da Organização Munidial de Saúde para garantir saúde e evitar casos de mortalidade infantil”, ressaltou.

Durante as explicações dos profissionais, as mães hipolitanas puderam participar, tirar dúvidas e aprender mais sobre a amamentação. A VII Semana do Bebê de Monsenhor Hipólito integra as ações da campanha Agosto Dourado que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A programação segue até esta sexta-feira (19) com uma solenidade encerramento no CCI.

Confira mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS