Connect with us

Monsenhor Hipólito

Assistência Social de Monsenhor Hipólito realiza ações educativas e distribui kits de higiene para integrantes do NUCA

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Monsenhor Hipólito através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), está desenvolvendo ações educativas direcionadas aos integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, e tem com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer as políticas públicas para os jovens.

Devido à pandemia da Covid-19, as ações educativas estão sendo realizadas seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde e de forma virtual através de lives no aplicativo Zoom. Os encontros acontecem mensalmente e são discutidas diversas temáticas seguindo o calendário da Assistência Social.


Matérias Relacionadas: Adolescentes do NUCA de Monsenhor Hipólito participam de debate on-line sobre Educação Sexual


Além das atividades educativas, ainda foram entregues nos dias 01, 02 e 03 julho, kits higiênicos para os adolescentes do NUCA da zona urbana, e nesta quarta-feira (08), a distribuição foi destinada aos participantes da zona rural.

Publicidade

“A realização da entrega dos kits foi pensada como uma forma de garantir uma melhor proteção aos adolescentes do NUCA, disponibilizando EPIS (luvas, máscara, touca) e álcool em gel. Uma ação mais do que merecida e grandiosa nesse tempo de pandemia. Todo o cuidado que dispensarmos aos nossos adolescentes só fortalecerá nosso combate à essa doença. Previnir sempre será a melhor solução”, explicou o coordenador de Saúde, dentista e mobilizador do NUCA, Ulisses Bezerra.

A distribuição dos kits foram realizadas nas instituições do CREAS e na Escola Municipal Ângelo de Maria Bezerra pela assistente social, Jacira Fialho, e pela educadora social, Janaína Sousa, e teve como objetivo alertar os membros do grupo para os cuidados necessários com relação à Covid-19.

Assistente social, Jacira Fialho, integrantes do Nuca e a educadora social, Janaína Sousa na Escola Municipal Ângelo de Maria Bezerra

A educadora social, Janaína Sousa, destacou que a entrega foi realizada mediante horários agendados, visando evitar aglomerações e priorizando o distanciamento social, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) devido a pandemia do novo coronavírus.

“Realizamos um trabalho continuo no NUCA, seguimos todas as medidas preventivas, desenvolvemos diversas atividades e abordamos temáticas importantes como prevenção da gravidez não desejada, como lidar com estresses psicossociais na adolescência, prevenção ao suicídio, dentre outras. Estamos sempre buscando a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, o referido grupo se consolida como uma importante etapa para que a nossa querida Monsenhor Hipólito conquiste o Selo Unicef”, explicou.

A assistente social, Jacira Fialho, explicou que o NUCA é composto por adolescentes de idade entre 12 a 17 anos completos e relatou as atividades que são desenvolvidas no grupo, bem como às expectativas para o retorno dos encontros de forma presencial.

Assistente social, Jacira Fialho e integrante do NUCA

“Proporcionamos aos integrantes do grupo Nuca momentos de lazer como banhos aquáticos, rodas de conversas, palestras direcionada a datas comemorativas. Fornecemos também oficinas de maquiagens, atendimentos psicológicos, sociais, nutricionais e palestras motivacionais. Trabalhamos com temáticas diferenciadas seguindo o calendário da Assistência Social, mas diante da conjuntura a qual estamos vivendo devido a pandemia estamos trabalhando afastados, mas em breve estaremos todos juntos novamente”, disse.

Publicidade

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS