Connect with us

DESTAQUES

Caminhada abre a semana de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Monsenhor Hipólito; fotos

Publicado

em

No combate ao abuso e à exploração sexual de crianças de adolescentes, a Prefeitura de Monsenhor Hipólito, em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, juntamente com o Conselho Tutelar, promoveram na tarde desta segunda-feira (16), uma mobilização da Campanha Nacional Contra à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio.

A ação contou ainda com o empenho e envolvimento de profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Inicialmente aconteceu a concentração na praça da Igreja Matriz de Santa Ana. Logo em seguida houve a caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade com bandeiras da campanha, cartazes e faixas erguidos com as frases “Esquecer e permitir, lembrar é combater” e “Faça Bonito”. A caminhada abre a semana de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em Monsenhor Hipólito.

Na abertura do evento a primeira-dama Josefina Policarpo fez uso da palavra onde reforçou o compromisso da gestão em defender crianças e adolescentes.

“Meu abraço caloroso no coração de cada uma dessas crianças e dos adolescentes que estão conosco fazendo bonito. Enquanto governo, nós estamos vigilantes ao lado de cada um de vocês para defender os direitos de nossas crianças e adolescentes. Minha gratidão pela participação de pais alunos, professores e nossas lindas crianças e adolescentes”, falou a primeira-dama.

O prefeito Djalma Policarpo participou do evento e falou que a caminhada desperta um sentimento de alegria e é uma missão de muita responsabilidade.

“Uma das nossas metas desde o primeiro dia que assumi a gestão é o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A gestão vem fazendo as campanhas de prevenção, protegendo e valorizando nossas crianças em todos os segmentos da administração, quer seja na educação, assistência social, saúde, conselho tutelar. Todas as instituições estão irmanadas nesta campanha de proteção às nossas crianças e adolescentes. A gente vai fazer bonito todos os dias. Que essa campanha se torne diariamente efetiva e faça acontecer”, disse o prefeito Djalma Policarpo agradecendo pela presença de todas as autoridades – secretários, vereadores, demais servidores do município –  bem como aos pais e alunos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0073-9.jpg

A coordenadora do CRAS, Maria Dalana, esteve presente e falou sobre a programação completa da campanha.

Nesta terça-feira (17), às 17h, as ações da campanha prosseguem com a colagem de cartazes em estabelecimentos comerciais da cidade. Na quarta-feira (18), haverá o Fórum comunitário sobre o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes com a presença da Promotoria de Justiça.

Na quinta-feira (19), às 18h, será realizada uma caminhada contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes com concentração na escola Ângelo de Maria Bezerra. No dia 20 de maio – sexta-feira – serão desenvolvidas ações específicas sobre o tema em cada órgão da cidade.

O secretário de Educação, Luís Antônio, compareceu e falou sobre a importância da Educação para o combate à exploração sexual.

“A educação se faz indispensável nesse processo, pois estamos com a presença maciça dos alunos da zona rural, como os da cidade, apoio de professores, coordenadores, diretores. Vamos levar ações durante toda a semana. Agradeço a nossa equipe da educação que está sempre dando apoio, aos pais de alunos que disponibilizaram os filhos. É um trabalho constante, dia após dia dentro das nossas escolas, e o professor é a peça chave desse processo, pois ele percebe sinais nos alunos como alteração de comportamento, isolamento do aluno. Quando é descoberto a gente leva ao conselho tutelar, cras e creas. Estamos trabalhando como uma rede para combater esse mal que assola nosso município, estado e país”, destacou.

Ao final da caminhada com a chegada na praça, o prefeito distribuiu chocolates para os participantes, crianças e alunos. No local foram instalados um pula-pula e balão castelo para as crianças brincarem.

De acordo com secretário Luís Antônio, estiveram presentes alunos das escolas Padre Cícero Romão, Judith da Silva Lima, José Policarpo, Creche Gisele Bezerra, e da zona rural compareceram os alunos da unidade Ângelo de Maria Bezerra.

A caminhada contou com as presenças, além do prefeito Djalma e da primeira-dama Josefina, dos vereadores Mário Michelim e Doracelma Policarpo, o suplente de vereador Ícaro, os secretários Miguel do Carmo (Assistência Social), juntamente com representantes do Conselho Tutelar, diretores e coordenadores de escolas, coordenadores do CRAS e CREAS, e a população.

Publicidade

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS