Connect with us

Monsenhor Hipólito

Em Monsenhor Hipólito, tradição religiosa se mantém viva e missa celebra a 115ª festa de Santa Ana; fotos

Publicado

em

Os hipolitanos celebraram na manhã desta terça-feira (26), o 115° festejo de Santa Ana, com a Missa Solene dedicada à santa padroeira de Monsenhor Hipólito, cidade situada a 375 quilômetros de Teresina.

O ato aconteceu na Igreja Matriz do município onde reuniu dezenas de fiéis que manifestaram a fé, a devoção e agradeceram pela graças alcançadas. Neste ano, a festa tem com o tema: “Pela intercessão de Santa Ana somos chamados a viver a comunhão, participação e missão”.

A missa solene foi presidida pelo Pe. Francisco Bezerra Neto; Pe. Antônio Mendes Neto (Pároco), e os concelebrantes, Pe. Edivaldo dos Santos Silva, Pe. Allef Antônio Carvalho Araújo e Pe. Sérgio Leal de Moura.

O hipolitano Pe. Francisco Bezerra, em entrevista a redação do Cidades na Net, falou da felicidade em participar festejo de Santa Ana na sua terra, e parabenizou toda equipe que contribuiu para a realização da festa.

“Eu tive a oportunidade de participar da abertura e também das últimas noites de novena e fiquei muito feliz porque esse é um templo em que realmente as pessoas sentem a necessidade de se encontrar com os amigos e também na oração. Então foi muito bonito o novenário, com muita gente porque tivemos a pandemia e o povo estava com saudade de se encontrar e participar presencialmente. Tudo muito organizado, o padre muito dinâmico, as equipes trabalhando com muita força, é um tempo de somar forças na comunidade. Então só tenho a parabenizar pela festa”.

Maria dos Santos Bezerra conhecida como Santynha Bezerra, que é membro do Conselho Pastoral da Paróquia Santa Ana, fala da alegria em poder comemorar e participar da festa da padroeira por mais um ano.

“Para mim é um momento de afirmação da minha fé, eu nasci nessa cidade, me batizei, crismei, casei, batizei meus filhos e eu faço parte de várias pastorais porque tenho um amor muito grande por minha religião. Santa Ana é a minha protetora, é a mãe de nosso Deus, é a virgem santíssima e a nossa padroeira há 115 anos”.

Estiveram presentes na missa, dentre outras autoridades, a primeira-dama Josefina Policarpo; a vice-prefeita Cleydiana Bezerra e esposo, o ex-prefeito Francisco Anísio (Timá); a secretária de Governo, Joyce Bezerra; a coordenadora do CRAS, Maria Dalana; a doadora da imagem de Santa Ana para igreja, Odete Anísia; e o cantor Mariozan Rocha.

Seguindo a programação, durante a tarde desta segunda, iniciou às 15h, a Missa em Ação de Graças pelos 65 anos de Emancipação Política do Município de Monsenhor Hipólito-PI, após a missa a Procissão com as imagens: Santa Ana e São Joaquim pelas ruas da cidade.

Logo após, acontece a Benção do Santíssimo Sacramento e Arreamento da Bandeira e a Rifa da Padroeira Santa Ana.

Publicidade

Os devotos que não puderem participar presencialmente poderão acompanhar as festividades alusivas através da transmissão ao vivo no Facebook ‘Padroeira Santa Ana’.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS