Connect with us

DESTAQUES

Encontro das Mulheres Progressistas em Monsenhor Hipólito trata sobre fortalecimento do futuro e a participação feminina na política; fotos

Publicado

em

A cidade de Monsenhor Hipólito sediou neste sábado (14), o Encontro das Mulheres Progressistas, no Centro de Convivência do Idoso, com o tema “Fortalecendo o futuro”.

Promovido pelo Movimento das Mulheres Progressistas do Piauí que tem à frente coordenadora estadual, Erinalda Feitosa, o evento que reuniu diversas mulheres e lideranças políticas do município celebrou também o Dia das Mães – anualmente comemorado no segundo domingo do mês de maio.

Esse é o 25º encontro neste ano que vem sendo promovido em vários municípios piauienses onde discute a importância do empreendedorismo e participação feminina na política. 

O prefeito de Monsenhor Hipólito, Djalma Policarpo (Progressistas), destacou a importância do evento e a necessidade de participação feminina nos mais variados setores da sociedade.

“É  de suma importância, porque a mulher tem que estar integrada dentro de todas as políticas públicas, quer seja do governo federal, estadual ou municipal; no comércio e em todas fontes de trabalho. Sobretudo, queremos trazer para a política e incentivar cada vez mais a participação delas. Aqui em nosso município temos feito esse trabalho de incentivo à participação da mulher, tanto no empreendedorismo, na agricultura familiar, como na política. A presidente da Câmara é progressistas, a vereadora Doracelma, a nossa secretária de agricultura, a Isabel que vem do sindicato, a coordenadora de defesa civil e a nossa secretária de cultura são mulheres”, destacou o prefeito.

Fazendo menção a deputada federal e pré-candidata à vice-governadora, Djalma destacou que “Iracema Portella é a grande responsável pelo incentivo, empreendedorismo, pela participação da mulher em todas as classes sociais do nosso estado e pelo crescimento do nosso município na geração de emprego e renda, trabalho, e de obras e a partir de janeiro vai ser a próxima vice-governadora do Piauí, grande incentivadora da participação das mulheres de Monsenhor Hipólito no trabalho”.

Além de Iracema, Djalma reforçou os agradecimentos ao ministro Ciro Nogueira, a senadora Eliane Nogueira, bem como ao grupo Progressistas onde citou ainda o deputado Júlio Arcoverde.

A vereadora, Valtanha Rocha (Progressistas), presidente da Câmara de Monsenhor Hipólito, uma das representantes das mulheres na política do município falou sobre o papel da mulher em garantir voz e vez.

Publicidade

“É um momento muito importante para as mulheres garantirem voz e vez. Na política é caminho que a gente consiga lugar de destaque e que é um momento de fortalecimento das mulheres. Mulher ela pode ser o que ela quiser, inclusive atuar no campo da política”, enfatizou a vereador hipolitana representante da comunidade situada na BR-020, zona rural.

A vereadora Doracelma Policarpo (Progressistas), presente, representando as mulheres na política hipolitana fez uso da tribuna. Em entrevista, ela frisou a importância do fortalecimento das mulheres.

“É um momento muito importante para nós mulheres. Aqui temos duas representantes na Câmara de Vereadores, mas como somos a maioria do eleitorado brasileiro, esse encontro vai nos fortalecer e incentivar cada vez mais a nos sentirmos mais empoderadas e mais realizadas”, salientou Doracelma.

A coordenadora estadual das Mulheres Progressistas no Piauí, Erinalda Feitosa, elogiou a gestão “Servir ao Povo”, do prefeito Djalma.

“Estamos muito felizes por estarmos aqui em Monsenhor Hipólito com nossa grande referência política que é o prefeito Djalma, bastante comprometido. É uma grande felicidade levarmos esses encontros de empoderamento da mulher e essa participação da mulher na política está dando bastante resultado”, destacou.

O Partido Progressistas tem quase mil mulheres filiadas. Segundo destacou Erinalda, hoje é o maior partido que está filiando mulheres a nível nacional.

“Esse é um comprometimento do nosso ministro da Casal Civil, Ciro Nogueira, que incentiva e apoia todas as nossas ações. Fico mais feliz. A Iracema quem idealizou esse projeto de fortalecer o futuro […] a gente mostra que o partido tem esse diferencial, a visão de ver a mulher como um todo tanto na parte política como no social. Hoje a gente trabalha no sentido de ver que a mulher tem todo desenvolvimento, ela faz várias coisas ao mesmo tempo, é uma mulher em ação, que está sempre ativa”, pontuou. “Mulher quando entra na política ela primeiro pensa nos outros para depois pensar em si, o que é diferente dos homens”, concluiu a coordenadora do Movimento no Piauí.

Sobre empreendedorismo feminino foi ministrada uma palestra pela professora e empresária, Mauricélia Sousa.

“Nosso foco é trabalhar o empreendedorismo da mulher em si, como ela pode ser uma pessoa de sucesso, como ela tem sua trajetória de vida, sobre sua participação na política, de como é esse ser completa, que trabalha, estuda, que é mãe, mas acima de tudo é mulher e busca sua felicidade. Nosso intuito hoje é a valorização da mulher, como ela deve se empoderar para que seja uma pessoa feliz, mas que seja também realizada na política, no trabalho, ou simplesmente como mãe, dona de casa. O importante é ser mulher, completa e feliz”, explicou Mauricélia Sousa.

Após a ministração da palestra, foi ofertado um farto almoço para todos os participantes do encontro.

Publicidade

No Encontro das Mulheres Progressistas em Monsenhor Hipólito, estiveram presentes ainda, além do prefeito Djalma, da primeira-dama, Josefina Policarpo, e das vereadoras Valtanha e Doracelma, os secretários: Joyce Bezerra (Governo), Isabel Feitosa (Agricultura), Daleci Policarpo (Administração), a coordenadora da Defesa Civil no município, Valdirene Teixeira; assessora da Secretaria de Educação, professora Edineide; e a coordenadora do CRAS, Maria Dalana, entre outras autoridades do município.

Veja fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS