Connect with us

DESTAQUES

Fiéis louvam e agradecem a Santa Ana na missa solene do 114º festejo em Monsenhor Hipólito; fotos

Publicado

em

A Igreja Matriz em Monsenhor Hipólito foi tomada pela fé muitas graças rendidas na missa solene do 114º festejo de Santa Ana, santa padroeira. A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26 de julho. Depois de um ano com restrição de público por conta da pandemia da Covid-19, o templo voltou a receber um grande público.

Neste ano os hipolitanos celebraram as festividades sagradas com o tema “Com a proteção de Santa Ana, somos chamados a construir uma comunidade fraterna, de comunhão e participação”.

A missa solene foi presidida pelo bispo Dom Plínio José pela décima sexta vez e concelebrada pelos padres Antônio Mendes que é pároco local, juntamente com o Sérgio Leal, vigário da Área Pastoral de São João Batista em Alagoinha, Edvaldo Leal e o diácono Alef Antônio.

Durante a homilia o bispo lembrou das primeiras vezes que celebrou no dia da santa padroeira. Em entrevista, Dom Plínio disse que é uma alegria ver a casa de Deus cheia.

“Venho com muita alegria aqui e em todos os lugares. A gente vê no povo uma inspiração de Deus. É uma satisfação ver a igreja cheia de famílias e pessoas que têm uma longa caminhada nessa espiritualidade e na participação da eucaristia. Volto para a sede da diocese alegre e satisfeito porque aqui tem o sinal de Deus, o padre Antônio Mendes. Como vigário geral e pároco ele realmente está com o coração voltado para esse povo e por isso é a oportunidade de celebrar a padroeira, mas também o Dia dos Avós. Foi para todos nós uma honra muito grande. Espero que o povo continue cada vez mais vigorado na fé e na esperança para chegar até a pátria definitiva que é o Reino dos Céus, na eternidade”, disse Dom Plínio.

Publicidade

Isadora Gabriela de apenas 12 anos é uma devota fiel de Santa Ana. Na missa solene, leu frases de sua autoria direcionadas à santa padroeira. “Santa Ana sempre me cativou. Representa tudo para mim. É muita emoção e muito prazer de recitar e cantar para ela. Sempre fui devota dela e de Nossa Senhora”, revelou.

Maria dos Santos Bezerra conhecida como Santynha Bezerra que é membro do Conselho Pastoral da Paróquia Santa Ana, falou sobre o envolvimento da comunidade durante o 114º festejo de Santa Ana.

“Foi muito bom porque as pessoas estavam com essa sede e vontade de participar cada vez mais cantando e recebendo a imagem de Santa Ana em suas casas e adquirindo lembranças. Foi um aumento da nossa fé, porque no ano passado a igreja estava de portas fechadas e poucas pessoas podiam vir”, destacou Santynha Bezerra

Padre Antônio Mendes, pároco de Santa Ana em Monsenhor Hipólito também relatou que neste ano a missa solene reuniu diversos fiéis e católicos, ao contrário do ano passado em que as atividades religiosas eram a portas fechadas por conta das restrições da pandemia da Covid-19.

“Este ano celebramos de portas abertas com a participação de muita gente, desde a primeira noite até a missa da festa. Tivemos uma grande participação, sentimos alegria e o entusiasmo do povo em todas celebrações. No ano passado celebramos de portas fechadas e tínhamos algumas pessoas auxiliando na liturgia. Ficávamos com o coração dolorido porque as pessoas que vinham com o desejo de celebrar ficavam de fora”, declarou o padre Antônio Mendes.

Publicidade

A celebração da missa solene teve como responsáveis os Setores, Conselhos, Pastorais e famílias de Joaquim de Manoel Caco e D. Odete.

Estiveram presentes na missa, dentre outras autoridades, o prefeito Djalma Policarpo e a primeira-dama Josefina Pinheiro; o ex-prefeito Dr. Zenon Bezerra e esposa Eneide Bezerra.

Ainda de acordo com a programação, durante a tarde desta segunda, às 17h, foi celebrada a missa de São Joaquim e, a cerimônia em ação de graças pelos 64 anos de Emancipação Política do município. A Liturgia ficou a cargo da Prefeitura Municipal de Monsenhor Hipólito e famílias de Joaquim de Manoel Caco e D. Odete.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS