Connect with us

Monsenhor Hipólito

Historiador e escritor Itamar promove “1º Encontro de Benzedeiras” em Monsenhor Hipólito

Publicado

em

O historiador e escritor Itamar da Silva Lima em parceria com a Prefeitura de Monsenhor Hipólito, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu no último domingo (03/10), o 1° Encontro de Benzedeiras no município. O evento ocorreu no Povoado Serra Azul/BR 020, na Unidade Escolar Ângelo Maria Bezerra.

O encontro sociocultural teve como objetivo homenagear as benzedeiras do município pelos relevantes serviços prestados para a sociedade.

Iniciando a programação, todos os presentes participaram da palestra ministrada pelo historiador e escritor Itamar da Silva Lima, intitulada como: “Benzedeiras: Fé e Cura no Sertão”, que carrega o nome do seu livro.

“Está realizando esse projeto Benzedeiras: Fé e Cura no Sertão: ações de preservação, de valorização, de promoção do patrimônio cultural local aqui na minha amada cidade de Monsenhor Hipólito-PI significa pra mim a realização de um sonho de um sonho antigo. Após anos de estudos voltar a minha terra e poder contribuir para valorização e promoção do melhor da cultura e história do nosso povo é motivo de imensa alegria”, disse Itamar.

Em continuidade, foram entregues menções honrosas, com certificados de reconhecimento da gestão municipal ao relevante papel histórico, cultural e social das benzedeiras, e exemplares do livro Benzedeiras: Fé e Cura no Sertão, Relações Entre Ciência, Espiritualidade e Saúde.

Publicidade

Por fim, o historiador e escritor Itamar da Silva Lima, fez a sua avaliação sobre o evento, destacando que supriu todas as expectativas, parabenizando a todos pelo reconhecimento das benzedeiras e pela receptividade.

“Agradeço a todos que participaram desse evento histórico da nossa amada cidade de Monsenhor Hipólito-PI. Agradeço de forma especial à diretora da escola, Maria Anunciada Silva pela gentileza prestada ao ceder generosamente o espaço escolar para realizamos da nossa festa cultural. Quero dizer da minha honra e da minha alegria em realizar um evento de tamanha importância simbólica e prática na vida das pessoas que compartilham do universo das benzedeiras curandeiras. Fui muito bem acolhido e acarinhado por todos que me deram a graça de sua presença”, pontuou.

Sobre o encontro e a sua admiração pelas homenageadas, o autor destacou: “As benzedeiras são maravilhosas e muito amáveis. Fui maravilhosamente acolhido aqui pelas benzedeiras e demais pessoas presentes. Só tenho a agradecer a Deus, e todo esse povo maravilhoso que vieram nos prestigiar aqui. Estou muito feliz pelo sucesso do nosso trabalho!”.

_Presenças

O encontro contou com a participação especial do cantor Paulo de Tássio, que cantou e encantou a todo o público presente com suas músicas; e depoimento das benzedeiras.

Marcaram presença no evento, as benzedeiras e seus familiares de Monsenhor Hipólito-PI; o prefeito Dr. Djalma Policarpo; a primeira-dama a senhora Josefina Policarpo; a vereadora Valtanha Rocha; diretores escolares professores e demais pessoas da sociedade hipolitana.

_Conheça sobre o Livro: “Benzedeiras: Fé e Cura no Sertão”

Publicidade

O livro evidencia o protagonismo das mulheres como rezadeiras, curandeiras e agentes de saúde do Programa Saúde da Família. As rezadeiras se inscrevem no âmbito da fé e da cultura popular e, conforme o texto, muitas vezes supriram, ao longo da história, a carência em Serviços de Saúde Pública e gratuita no Brasil.

As benzedeiras atuam como intermediadoras entre as pessoas que as procuram e o sagrado. As rezadeiras são portadoras de práticas e saberes específicos de seu ofício, pois há males que não pertencem à classificação de doenças reconhecidas pela medicina convencional. Além disso, há situações em que se considera que a intervenção das benzedeiras é o mecanismo mais eficiente para obtenção da cura.

Diversos estudos na área médica reconhecem o papel da fé e da crença nos tratamentos ministrados como um componente que auxilia no processo de tratamento e cura dos pacientes. A fé, o saber popular e o saber médico não se excluem, mas se complementam. Observa-se nas comunidades estudadas a existência de um hibridismo cultural entre práticas de cura popular e a medicina convencional.

Sobre o autor

Itamar da Silva Lima nasceu em Picos-PI em 29 de setembro de 1987. Foi coordenador pedagógico e professor de escolas municipais. Atualmente é professor de História na rede pública de ensino do estado do Piauí; Coordenador de Cultura da cidade de Monsenhor Hipólito-PI; presidente da ASSOCIAÇÃO DOS MÚSICOS INDEPENDENTES DE MONSENHOR HIPÓLITO-PI (AMIMHPI), MEMBRO da Academia de Letras do Vale do Riachão (ALVAR); PRODUTOR DO CANTOR PAULO DE TÁSSIO. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó-FACEC. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí -UESPI. Pós-graduado em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação PROGRAMUS.

Apresentou estudos na área de História em diversos eventos acadêmicos e culturais na região Nordeste do Brasil. Itamar da Silva Lima destacou-se durante o curso de graduação na UFPI como um estudante dedicado às atividades acadêmicas. Fez parte de programas de pesquisa, como o de Iniciação Científica Voluntária (ICV), e de programas de formação de professores, como o PIBID.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS