DESTAQUES

Missa em Ação de Graças e Corte do Bolo celebram 67º aniversário de Monsenhor Hipólito e são dedicados à Santa Ana e São Joaquim; fotos  

Publicado

em

Dedicada aos 67 anos de emancipação política de Monsenhor Hipólito e aos padroeiros Santa Ana e São Joaquim, a Missa em Ação de Graças foi celebrada na tarde desta sexta-feira, 26, na Igreja Matriz de Santa Ana.

A cerimônia presidida pelo padre Antônio Mendes, que é pároco da Paróquia Santa Ana, reuniu autoridades representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, visitantes e a comunidade hipolitana em geral.

Monsenhor Hipólito iniciou desde o dia 17 as festividades religiosas e alusivas a emancipação política. Durante todo esse período os hipolitanos estiveram envolvidos em um dual de festividades, mantendo assim a tradição comemorativa do município.

Santa Ana e São Joaquim

A Igreja Católica considera Santa Ana e São Joaquim como os avós de Jesus e celebra os dois santos em data única, no dia 26 de julho.

Missa e procissão

Ao término da missa, fiéis católicos seguiram em procissão com as imagens de Santa Ana e São Joaquim pelas principais ruas e avenidas do município. Na chegada ao templo o padre proferiu os demais ensinamentos e com o público seguiu para fazer o arriamento da bandeira.

Publicidade

Junto com o diácono Fernando dos Santos e os coroinhas trouxeram a bandeira até em baixo, proferiram palavras de bençãos, recomendações e agradecimentos. O ato marcou o encerramento do festejo de Santa Ana e a celebração do 67ºaniversário de Monsenhor Hipólito.

“Muita alegria. Muita participação do povo de Deus com fé e entusiasmo. Foram dez dias de manifestação de fé do povo, de comunhão e participação muito forte, muito intensa. Gratidão e que Deus abençoe a todos que procuraram celebrar conosco esse momento tão importante. Amém!”, declarou padre Antônio Mendes.

Em continuidade com a cerimônia alusiva ao aniversário, autoridades e a população se dirigiram para a solenidade de corte do bolo. Na ocasião o padre Antônio Mendes em suas palavras saudou todos os munícipes. A primeira-dama Josefina Policarpo também fez uso da palavra para agradecer as graças alcançadas e recomendar bonanças a todos os moradores de Monsenhor Hipólito.

Alcides Andrey é um adolescente de 12 anos. Em entrevista ele falou sobre a representatividade do festejo.

“Representa uma grande devoção tanto a nós como a todos os hipolitanos. Caminhamos as nove noites de novena missa e louvamos Santa Ana, fazemos nossos pedidos. Vemos nossa cidade toda ornamentada e também encontramos nossas famílias”, destacou. “Temos a nossa festa tradicional como agora dos 67 anos. Reunimos a família para fazer um momento bem aconchegante”, concluiu o adolescente devoto de Santa Ana.

A primeira celebração do dia aconteceu pela manhã com a Missa Solene do 117º festejo de Santa Ana, momento em que deixou a igreja lotada.



Veja mais fotos da Missa em Ação de Graça e Corte do Bolo

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile