DESTAQUES

MONSENHOR HIPÓLITO | Novena missa abre o 115º festejo de Santa Ana; prefeito e autoridades prestigiam

Publicado

em

O município de Monsenhor Hipólito vive intensamente a comunhão com Deus e celebra a fé na 115ª festa de Santa Ana, padroeira hipolitana. Neste ano as festividades têm como tema “Pela intercessão de Santa Ana somos chamados a viver a comunhão, participação e missão”.

Na noite deste domingo (17), foi celebrada a primeira novena missa na Igreja Matriz presidida pelo padre Francisco Bezerra e concelebrada pelo pároco hipolitano Antônio Mendes Neto.

Pároco Antônio Mendes e o padre Francisco Bezerra na primeira noite do 115ª festejo de Santa Ana

A primeira novena missa foi realizada com o subtema “Com a intercessão de Santa Ana somos chamados a partilhar com alegria” sob a responsabilidade da Pastoral do Dízimo, Catequese e Secretaria Municipal de Cultura. Os dizimistas e paroquianos foram os convidados da noite.

Membros da Catequese

A cerimônia foi prestigiada por autoridades do município como o prefeito Djalma Policarpo e a primeira-dama Josefina Policarpo, juntamente com a vice-prefeita Cleydiana Bezerra e esposo, o ex-prefeito Francisco Anísio (Timá); a secretária de Cultura, Ildiete Policarpo; os vereadores Clemilson Bezerra e Doracelma Policarpo, bem como a ex-primeira-dama de Alagoinha do Piauí Hortalina Bezerra, e a comunidade em geral devota de Santa Ana.

Natural da cidade de Monsenhor Hipólito, padre Francisco Bezerra, destacou que a liturgia de Santa Ana faz recordar momentos passados.

Padre Francisco Bezerra

“É um momento importante. Sou filho daqui da terra. Nasci e cresci acompanhando essa festa. É uma festa marcada pelo sentimento de alegria e muitas lembranças e saudade. A liturgia de Santa Ana traz muitas lembranças do passado”.

Padre Francisco Bezerra, recordou um canto de Santa Ana que era executado na década de 80 ainda. Ele citou o trecho “Olhando o passado para animar o presente em vista do futuro”.

“Nossa vida é assim. Olha um pouco a história, analisa o presente, mas sempre em vista do futuro. A festa da padroeira para comunidade é um momento forte, de confraternização, reencontros. E que este momento seja um estímulo para alimentar a caminhada durante o ano”, destacou o padre Francisco Bezerra recomendando a continuidade com as formas preventivas para evitar a Covid-19.

A coordenadora da Catequese, Maria Evandete, ressalta que [a catequese] é uma iniciação na vida cristã.

Publicidade

“A primeira escola vem de casa e na igreja a gente acompanha para continuar a iniciação cristã, já que entram no batismo. A gente promove a missa com a catequese e os catequisandos, famílias sempre estão nos apoiando. Pedimos que Santa Ana rogue por nós e a gente continue proporcionando maravilhas nas vidas dessas crianças”, destacou a coordenadora.

O 115º festejo foi aberto oficialmente neste domingo pela manhã com alvorada festiva e hasteamento da bandeira de Santa Ana.

Veja fotos

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile