Connect with us

MUNICÍPIOS

Município de Boa Hora tem o maior Reisado do Piauí

Publicado

em

Todos os anos, o município de Boa Hora, localizado a 156 quilômetros de Teresina, transforma-se de 31 de dezembro até 6 de janeiro, período em que se celebram os três Reis Magos: Gaspar, Baltazar e Belchior. A tradição secular está sendo preservada na cidade que, em 2016, realiza o 17º Festival de Reisado, uma festa popular onde fé e cultura se misturam.

A festa é marcada pelas cantorias e apresentações de 14 grupos que saem em procissão e visitam as casas dos pagadores de promessas que obtiveram alguma graça após solicitarem a intercessão dos três Santos Reis. Entre eles, está Francisco Araújo, o Chico Siurinha, que aos 72 anos continua com a fé nos Santos Reis e disse ter sido salvo duas vezes pelos santos.

“Na primeira vez, eu tinha sete anos e estava à beira da morte acometido por inchaço e longos períodos de disenteria. Foram quase seis anos sem caminhar. Minha mãe já havia tentando vários remédios e muitos me davam como morto. Até que ela se apegou com os Santos Reis e sentiu no coração aquela vontade de fazer uma chá do café da sálvia (planta da região) e, com fé, em três dias eu estava recuperado”, conta o agricultor.

Este ano, Chico Siurinha paga a promessa pela graça alcançada na realização de uma cirurgia da próstata. Assim como outros pagadores de promessas, ele oferece aos participantes do boi e aos visitantes café da manhã, almoço e jantar. Ao todo, são mais de 300 pessoas durante as seis noites de festa, que inicia às 18h e termina com o amanhecer do dia. “Só faz a promessa quem tem fé porque é uma promessa que muito dependida e pesada. Mas vale a pena porque os Santos Reis são realmente milagrosos”, enfatiza.

Reisado em Boa Hora( Foto: Tamyres Rebeca)

Os grupos, em sua maioria, são integrados pelo sanfoneiro, mandador, duas cantadeiras e três caretas que, geralmente, usam fantasias fabricadas com palhas, tecidos coloridos e fitas. Todos os personagens cantam, dançam e representam pequenos atos, como: abrição de porta, entrada, louvação ao Divino, chamadas do Rei e a morte do boi, que marca o encerramento do folguedo.

Em Boa Hora, não é difícil encontrar pessoas que foram curadas pelos Santos Reis e que ajudam a passar a tradição de geração para geração, sendo anunciantes das dádivas recebidas.

Publicidade

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS