Connect with us

MUNICÍPIOS

Em reunião com o governador, Niède Guidon pede conclusão do aeroporto e ajuda para Serra da Capivara

Publicado

em

A arqueóloga Niède Guidon se reuniu nesta terça-feira (13) com o governador Wellington Dias (PT) no Palácio de Karnak, em Teresina (PI), para pedir agilidade na conclusão do aeroporto de São Raimundo Nonato e ajuda na manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara.

A arqueóloga Niède Guidon informou ao governador Wellington Dias (PT) que se o aeroporto internacional de São Raimundo Nonato não for concluído, ela irá perder um financiamento de R$ 3 milhões já aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o Museu da Natureza.

Niède Guidon disse que o novo museu vai funcionar no município de Coronel José Dias e terá recursos do Governo Federal.

“Pedi ao governador que seja concluído definitivamente, e sobretudo inaugurado o aeroporto, pois temos um problema muito grave. Temos financiamento do BNDES para fazer o Museu da Natureza, só que o banco não libera enquanto o aeroporto não for homologado”, declarou após a audiência em Teresina (PI).

A arqueóloga ressalta que o banco argumenta que o museu deverá atrair turistas. Sem o aeroporto, o acesso desse público é dificultado.

Publicidade

“Para vocês terem uma ideia, os patrimônios da humanidade da Unesco recebem no mundo cerca de 6 milhões de turistas por ano. A Serra da Capivara recebe 25 mil porque não tem aeroporto e hotéis”, acrescentou a arqueóloga, que atua nos sítios arqueológicos na região de São Raimundo Nonato há décadas.

Manutenção do Parque
Niède Guidon confirmou que terá de demitir neste mês cerca de 30 funcionários do Parque Nacional Serra da Capivara. Dos 270 que o parque precisa, só existem 80 e desse número ainda haverá redução. “Brasília não manda dinheiro e neste mês vou ter que despedir mais de 30 funcionários dos 80 que estão no parque. Isso é péssimo”, completou.

Também estiveram na reunião a diretora geral do Instituto Chico Mendes, Eugênia Medeiros, a vice-governadora Margarete Coelho (PP), o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) e representantes da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham).

A reunião foi fechada e a imprensa teve acesso apenas para registro de imagens.

Niède Guidon informou ao governador que o parque na Serra da Capivara, um dos principais pontos turísticos do Piauí, precisa de R$ 400 mil por mês para sua manutenção.

Publicidade

Apoio
O governador Wellington Dias viajará a Brasília na quarta-feira (14). O gestor deverá se reunir com o ministro da aviação para agilizar a homologação do aeroporto, que está praticamente concluído. Dias ainda se comprometeu de ir ao Ministério do Turismo em busca de ajuda para a manutenção do parque.

 

 

Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS