Connect with us

MUNICÍPIOS

No aniversário de 20 anos, Biblioteca Patativa do Assaré promove o Música e Poesia em Tempos de Pandemia em Vila Nova

Publicado

em

ila

O incentivo à leitura, inovação, sustentabilidade, transformação social e digital são características da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré em Vila Nova do Piauí, que ao longo de 20 anos registrou milhares de visitas, encontros, troca de ideias e conhecimentos.  

Neste mês de setembro em que completa 20 anos de existência da biblioteca na pequena cidade de Vila Nova, a comemoração é tripla. Além de seu aniversário e da premiação com medalha de ouro ranking geral e da Região Nordeste na fase 2020 da Recode Biblioteca, outro importante protagonista cultural que presenciou a arte, a dança e diversos encontros sociais é o Ponto de Cultura Cidade Poesia que comemora seu 10º aniversário.

Em alusão a essa comemoração triunfante, no último sábado (11) durante manhã e tarde foi promovido, o Música e Poesia em Tempos de Pandemia. O evento reuniu crianças e adolescentes, jovens e adultos. Participaram os artistas Jailson Leal, Ricardo Veloso, Rafael Santos, Ana Clarissa e Franciel Santos.

Ativista cultural e presidente da SAB – Sociedade Amigos da Biblioteca, professora Marli Veloso, sobre o evento, ela frisou que oferecer oficinas de música faz parte do processo contínuo de construção que envolve criação, percepção, sentimento e reflexão.

“O Ponto de Cultura Cidade Poesia na sua trajetória de 10 anos e a Biblioteca Patativa nos seus 20 anos nos proporcionaram muitos momentos com música e poesia. Quero agradecer ao quinteto maravilhoso que de forma magistral semeou música e poesia nos corações de quem esteve conosco. Acredito que cada ação é importante no processo de fortalecimento das identidades e, opções culturais de qualidade são decisivas para a formação de crianças e jovens. Obrigada a cada pessoa que embarcou nesse sonho conosco”, disse agradecendo em nome da equipe da biblioteca, Prefeitura Municipal.

No evento esteve presente também o secretário de Cultura, Miquéias Carvalho, que agradeceu aos participantes e mais uma vez se colocou à disposição para a continuidade do trabalho cultural no município.

“Estou aqui para o que precisarem sempre à disposição”, disse o secretário.

A coordenadora da biblioteca, Taynara Oliveira, revelou que o objetivo foi alcançado e que muitos encontros ainda serão realizados.

“Demos início as comemorações com o pé direito. Foi uma ação tão linda que o final parecia o início, ninguém queria ir pra casa, só ficar, aprender e se divertir. A música é isso, ela nos embala de tal forma que não conseguimos parar, e como conversado com Marli, conseguimos alcançar o nosso objetivo. E esse é só o começo. Fiquem ligados que tem muita coisa boa por vir. Agradeço a gestão em nome do vice-prefeito Belim que esteve presente e viu o quão interessados estavam todos e dizer que mesmo em tempos difíceis estamos lutando por mais momentos como esse”, revelou.

O Música e Poesia em Tempos de Pandemia contou com a participação da Orquestra Sanfônica Padim Oscar.

Publicidade

O prefeito Edilson Brito, por telefone, parabenizou a biblioteca e também o ponto de cultura.

“São dois lugares que trazem para Vila Nova um significado muito importante. Neles podemos realizar encontros e de lá já saíram muitos resultados positivos, muitos talentos. Os espaços integram a sociedade e fortalecem os vínculos com a cultura”, disse Edilson parabenizando.

O encontro foi prestigiado também pelo vice-prefeito, Manoel Bernardo, o Belim; e o enxadrista, Henrique Veloso.

Facebook

MAIS ACESSADAS