Connect with us

Bocaina

NOVEMBRO AZUL | Saúde de Bocaina promove palestra e chama atenção para a prevenção ao câncer de próstata

Publicado

em

A Prefeitura de Bocaina – PI, que tem a frente o prefeito Dr. Erivelto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem como gestor o secretário Edilberto Dantas, promoveu nesta quinta-feira, 25/11, uma importante palestra, sobre o Novembro Azul – com foco na saúde do homem e conscientização do câncer de próstata.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu autoridades, profissionais da saúde e dezenas de homens e foi uma solicitação do vereador Naldo Leão que foi representado pela diretora da Unidade Mista de Saúde, Wanderlene Barros.

A palestra sobre a temática foi ministrada pelo médico urologista, Dr. Eriberto Filho. O profissional que é filho da cidade de Bocaina, falou sobre como surgiu a Campanha Novembro Azul, orientou sobre o exame do toque, desmitificando muitos mitos sobre o mesmo, explicou os fatores de risco, sintomas, sobre o diagnóstico como principal forma de se alcançar cura da doença, tratamento, e ainda respondeu perguntas relacionadas ao tema.

“Seja física ou mental, ninguém no mundo está livre de ser acometido por uma doença. Ser homem é praticar exercícios, parar de fumar, ter uma alimentação equilibrada, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata. Seguindo essas dicas, o homem terá uma vida mais longa e saudável. É preciso os homens vencerem o preconceito e procurar os serviços de saúde”, disse o mesmo em entrevista ao site.

A Dra. Fátima Sá representou o prefeito Dr. Erivelto Barros na ocasião e disse que o objetivo é alertar os homens, quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer do mundo, por isso o intuito dessa política que é feita durante todo o ano e se intensifica em novembro é fazer com que os homens se previnam, se conscientizem e cuidem mais de sua saúde, pois, geralmente, só procuram o serviço de saúde quando são acometidos por alguma doença. E nosso foco é a prevenção”, explica.

Fátima enfatizou ainda que a informação tem um papel importante na prevenção, destacando a necessidade de disseminar as informações. “Em nome do prefeito agradecemos a colaboração dos profissionais de saúde na realização das ações e a participação dos homens que atenderam ao chamado e se fizeram presentes”, finalizou.

Presente no evento, o secretário de Saúde, Edilberto Dantas, falou sobre a importância da campanha e destacou que os homens presentes na palestra serão encaminhados para a realização de exames de PSA, que detecta o câncer de próstata e se tiver alguma alteração serão direcionados a procurar o Urologista. “É importante que trabalharmos no sentido de conscientizar os homens sobre a importância de prevenir determinadas doenças, e é com conhecimento que eles vão poder fazer isso”, disse.

Também estiveram presentes a secretária de Educação, Simone Granjeiro, o secretário de Obras, Edivaldo de Carvalho, o secretário de Governo, Ronivon Silvino, os agentes de saúde, Marcelo, Venâncio, Fátima Sousa e Durvalina e demais funcionários da Secretaria de Saúde.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS