Connect with us

Padre Marcos

Após pandemia, Padre Marcos celebra com fervor a 108ª Festa de Santo Antônio. Veja!

Publicado

em

Anualmente, no período de 31 de maio a 13 de junho, a Paróquia de Padre Marcos celebra os festejos de seu padroeiro, Santo Antônio, uma tradição religiosa mantida a 108 anos que ultrapassa gerações.

O maior evento religioso do município este ano refletiu sobre o tema “Com Santo Antônio, por uma Igreja de comunhão, participação e missão”. Foram 14 dias consecutivos de muita oração, louvor e renovação da fé cristã.

Clique aqui e veja todas as fotos!

A Missa Solene em honra a Santo Antônio foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José, e concelebrada pelos padres Marcos Roberto Vieira, pároco local, Fernando Amando, da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes, em Paulistana, Edivaldo Santos, da Paróquia São Simão, em Simões, e Expedito Oliveira, da Paróquia São Cristóvão, em Marcolândia.

Publicidade

Depois de dois anos com celebrações mais restritas por causa da pandemia da Covid, o dia de Santo Antônio foi celebrado com a participação de um grande número de fiéis que, movidos pela fé, enfrentaram o sol forte para participar da celebração e da procissão.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_4307.jpg

Após a missa, os devotos caminharam em procissão pelas principais ruas da cidade com a imagem do santo padroeiro, uma manifestação de fé e devoção.

Na oportunidade, a Paróquia de Padre Marcos recebeu a imagem da Sagrada Família, que está em peregrinação em preparação para o Encontro Mundial das Famílias. A imagem foi recebida da Paróquia São Cristóvão, em Marcolândia, e ficará por três dias na Paróquia Santo Antônio.

A celebração encerrou com a bênção final. Em seguida, como de costume,  foram distribuídos pães entre os fiéis, como sinal de fartura. Diz a tradição que, quem o recebe, deve guardá-lo para garantir fartura ao longo do ano.

Por fim, foi realizado o descerramento da bandeira de Santo Antônio, e após, aconteceu o sorteio do Rifa de Santo Antônio.

Em entrevista, o bispo Dom Plínio falou sobre a retomada pós pandemia. “A pandemia foi uma experiência dura, o povo sentiu muito essa necessidade do encontro, mas graças a Deus a retomada foi com muito fervor por parte do povo. Cada noite foi uma experiência muito rica dos fiéis se revelando na sua experiência de fé e devoção a Santo Antônio. E hoje, no encerramento, não foi diferente. Aqueles que vieram demostraram o quão forte é sua fé e devoção, pois Santo Antônio inspira nas pessoas a proximidade com Deus e com os irmãos.”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_4392.jpg

O bispo ainda reforçou a importância do povo, após o festejo, continuar comprometidos com a fé e a missão de levar Jesus Cristo ao conhecimento de todos, principalmente, da família, mantendo a comunidade sempre viva da direção de Deus.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_4398.jpg

O padre Marcos Roberto Vieira disse que em seu primeiro festejo em Padre Marcos, como pároco, passou a ter noção de como a Paróquia em si funciona, enquanto organização religiosa. “O que mais chama atenção é a dedicação do povo de Deus para com a Igreja. Todos esses dias foram de muita participação, expressão de fé, de alegria. A gente sente que o povo está ali, porque realmente tem fé em Cristo e devoção a Santo Antônio. Então, isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo.”, pontuou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_4302.jpg

Segundo ele, a festa do padroeiro traz um renovo da esperança, da fé, reanima os leigos na caminhada e no testemunho cristã. “A própria cidade foi construída aos pés de Santo Antônio. Então, o povo de Padre Marcos tem orgulho, e com razão de dizer que o padroeiro é o seu protetor, aquele que intercede junto a Deus e isso nos dá a certeza e a fortaleza de ânimo de que temos um longo caminho a percorrer, mas que não estamos sozinhos, contamos com Jesus que caminha conosco, mas também, com a intercessão do nosso santo padroeiro”, afirmou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS