Connect with us

DESTAQUES

Apresentações culturais abrem o IV Arraiá da Boa Esperança em Padre Marcos

Publicado

em

Após dois anos sem o colorido, a alegria e a riqueza cultural das festas juninas, em virtude das restrições impostas pela pandemia, o Arraiá da Boa Esperança foi retomado e movimenta a cidade de Padre Marcos.

O evento cultural é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, e acontece paralelo aos festejos católicos do município, que tem como padroeiro Santo Antônio, também conhecido como o santo casamenteiro, um dos símbolos das festividades juninas.

Dentre os vários objetivos, estão preservar e manter viva para as novas gerações as tradições das festas juninas, promover entretenimento e lazer para a população, bem como, movimentar a economia da cidade. Serão dois dias de evento, e nesses dias, Padre Marcos vai receber milhares de pessoas de outros municípios e até de outros Estados.

A abertura da 4ª edição do Arraiá aconteceu na noite deste domingo (12), na Praça do Abrigo, que foi todo decorado para o evento. A decoração temática, por mais um ano, chamou a atenção dos visitantes, que aproveitaram o ambiente para fotografar com os amigos e família.

Na abertura, o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar, deu as boas-vindas a todos e falou sobre a alegria de poder retomar o evento.

“Nós não tivemos essa grande festa nos últimos dois anos, por conta da pandemia da Covid-19, mas graças a Deus, com o controle da pandemia e com a permissão de nosso Senhor Jesus Cristo, estamos podendo retomar o nosso Arraiá. É uma grande alegria, pois essa festa representa muito para nós nordestinos. Preparamos uma programação ampla, iniciada no dia 11, e que vai até o dia 13 de junho, paralelo com as celebrações religiosas do nosso padroeiro, Santo Antônio. Esse evento é feito para a nossa população e para os visitantes.”, disse.

A primeira noite foi marcada por apresentações culturais. A primeira foi a quadrilha junina “Escorrega no Salão”, composta por moradores da comunidade Barra, zona rural do município. O grupo realizou uma apresentação tradicional.

Publicidade

Em seguida, Claudilene Sousa, a Morena, também da comunidade Barra, apresentou uma coreografia individual ao som do carimbó, dança cultural da região norte.

Encerrando, o público presente assistiu a apresentação da quadrilha junina Chamego Bom, da cidade de Jaicós. Fundada em 2017, idealizada pelo professor Genival Oliveira, a quadrilha se tornou um dos melhores grupos juninos do Piauí, tendo conquistado títulos em grandes festivais no Estado.

Em 2022, na retomada das apresentações, o espetáculo da Chamego Bom teve como tema “Eu vou em louvação por esse dia de graça.”

Ao final, os participantes receberam troféus de participação.

Além do prefeito Valdinar, também estiveram presentes a primeira-dama Edilene Macedo, o vice-prefeito Valdo Benedito e a esposa Lucimária Moura, a secretária de Cultura, Linara Benedito, os vereadores Antônio Chiquinho, Iranildo Carvalho, José Bonifácio, Helton João, a engenheira civil Wiliane Kelly, os secretários municipais Eraldo Gomes (de Educação), Raimundo Vieira (assessor jurídico), Lucicleide Dias (de Assistência Social), Maria Lúcia (de Saúde), Soênio Ribeiro (de Esportes), Erimar Carvalho (de Transportes), dentre outros.

Programação

A programação do IV Arraiá da Boa Esperança segue hoje, segunda-feira, 13 de junho, dia de Santo Antônio. À noite, a partir das 20h, acontecem as inaugurações de obras de mobilidade como calçamento, pavimentação asfáltica, o espaço de esporte e lazer, além entrega de veículos.

Em seguida, no palco cultural montado na Praça do Abrigo, a partir das 22h, acontecem os shows Kauanzinho Vaqueiro, Lamarck Macedo, Calcinha Preta, e Marcos Silva e Forró Bandido, além das apresentações do DJ Junior nos intervalos.

Veja fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS