Connect with us

DESTAQUES

Câmara de Padre Marcos realiza sessão solene e homenageia advogados

Publicado

em

O Dia do Advogado é comemorado anualmente em 11 de agosto. A data, que homenageia os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça, foi lembrada no município de Padre Marcos, onde a Câmara Municipal promoveu uma sessão solene para homenagear a classe, em especial, aos advogados da Comarca.

A sessão foi realizada após o plenário aprovar por unanimidade o Requerimento proposto pelo vereador Adão José da Silva (PSB), presidente da mesa diretora da Câmara, solicitando que a Casa prestasse a homenagem aos profissionais.

A sessão solene foi realizada na noite da última sexta-feira (30set.). Na oportunidade, o Poder Legislativo Municipal entregou Certificados a 12 advogados, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na advocacia, contribuindo para o fortalecimento do estado democrático de direito e promoção do bem comum na Comarca de Padre Marcos.

Os condecorados foram Anna Cristhian Moura Ribeiro, Bruna Raflézia Ribeiro, Deusdete Benedito da Silva, Francisco Antônio de Carvalho, Frederico Leonardo Damasceno, José Aquiles da Silva, José Benedito da Silva, Josélia Luíza de Carvalho, Linnara Emily Benedito Moura, Raimundo Francisco Vieira, Robson Luiz de Sousa e Salatiel Barbosa de Sousa.

Também foram homenageados com o Certificado os membros diretoria da Subseção de Picos da Ordem dos Advogados do Brasil, o presidente Francisco Kleber Alves de Sousa, o tesoureiro Saulo Karol Barros Bezerra de Sousa, a secretária geral, Yara Moura Bezerra, e as conselheiras Mônica Rocha Luz e Eva Maria de Lima.

Propositor da homenagem, o vereador Irmão Adão falou sobre a homenagem. “Estamos aqui hoje prestando esta justa homenagem aos advogados, um gesto do nosso reconhecimento por terem os esses profissionais ajudado a sociedade a acabar com o medo de demandas judiciais e garantir aos cidadão, em especial, aos da nossa Comarca, o efetivo acesso à justiça. Reconhecemos que a missão do advogado é fundamental para a defesa da cidadania e contribui para os avanços nas relações sociais, culturais, humanas, políticas e jurídicas. Reconhecemos, também, que o advogado presta serviço público e exerce função social, sendo indispensável à administração da justiça.”, disse.

Publicidade

Valdo Benedito, vice-prefeito de Padre Marcos, parabenizou a todos os advogados e elogiou a iniciativa da Câmara Municipal pela homenagem e comemoração ao Dia do Advogado. “O advogado é uma profissão necessária para a comunidade, que prestam relevantes serviços, de certa forma, até social, mesmo não sendo um serviço totalmente gratuito. Fica aqui o meu reconhecimento. Parabéns a todos vocês por esta bela e justa homenagem.”, disse, defendendo que outras classes também sejam lembradas. “Que essa iniciativa possa ser estendida, que sirva de exemplo e modelo para homenagear e comemorar também o dia do vaqueiro, do professor, das parteiras e outros trabalhadores. Merecem todos ser homenageados.”, pontuou.

O prefeito Valdinar Silva, prefeito de Padre Marcos, em sua fala, fez um breve relato da história do Dia do Advogado e prestou sua homenagem. “Estamos aqui para parabeniza-los pelo seu dia. Ser advogado é viver o direito e para o direito, sempre imbuído do espírito de justiça, sem esquecer que a justiça é feita pelos homens, seres falíveis. É trabalhar muito, trabalhar duro, com honra e serenidade, sempre defendendo os interesses dos seus clientes com base nas leis vigentes no país.”, disse.

O presidente da OAB Picos, Francisco Kleber, também fez menção à história, lembrando que no dia 11 de agosto, quando é celebrado o Dia do Advogado, foram fundados os dois primeiros cursos de Direito no Brasil. Dr. Kleber enalteceu os advogados homenageados e afirmou que Padre Marcos e os municípios termos da Comarca, Francisco Macedo, Belém do Piauí e Vila Nova, estão bem representados. “Vejo a luta de vocês diariamente, acompanho a luta do balcão dos Fóruns dessa região e afirmo aqui que não deixam nada a desejar na luta dos direitos dos seus constituintes, tornando justa esta homenagem. […] Ficamos lisonjeados por esta sessão solene em homenagem aos advogados da Comarca de Padre Marcos e agradecemos por tanto reconhecimento. Que esse reconhecimento seja estendido a todos os advogados do Piauí, do Nordeste e do Brasil”, disse.

Raimundo Vieira, conselheiro da Subseção da OAB em Picos e decano na solenidade, sendo o mais experiente dos advogados homenageados, afirmou que ser advogado foi a realização de um sonho iniciado ainda na adolescência, inspirado em nomes como Helvídio Nunes, Severo Eulálio e Joaquim de Alencar Bezerra. “Eu vivi e estou vivendo aquilo que sempre sonhei.”, disse, orientando aos colegas que exerçam a profissão por convicção e também se realizarão profissionalmente.

Destacou da sua história profissional a aproximação com a população de Padre Marcos. “Quando cheguei aqui a sociedade de Padre Marcos tinha dificuldade de aproximar da justiça, tinha medo de advogado. E eu me aproximei. Usei muito a rádio Boa Esperança para levar informação para a população. Me aproximei tanto que, de advogado, passei a ser prefeito de Padre Marcos. O meu trabalho como advogado foi fundamental para que eu chegasse a ser prefeito de Padre Marcos.”, disse. Ao finalizar, Raimundo Vieira agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem.

Publicidade

José Benedito, um dos homenageados, fez um pronunciamento em tom de agradecimento. “É com imensa satisfação que participo desta sessão solene em homenagem aos operadores do direito, um gesto de reconhecimento à séria função desempenhada por estes que erguem a bandeira da justiça e armam-se com equidade. […] A outorga deste certificado é um reconhecimento público de profissionais que fizeram e fazem da advocacia uma profissão nobre.”, disse.

Os advogados também foram homenageados por outros oradores da sessão, como os vereadores GG Macêdo, Antônio Chiquinho e Bonifácio Dias. Também estiveram presentes os vereadores Iranildo Carvalho, Antônio Neto, Neli Carvalho e Emanoela Conrado. Outras autoridades, servidores da Justiça e a sociedade também prestigiaram a sessão solene.

_Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS