Connect with us

Padre Marcos

Educação de Padre Marcos avança nos resultados do IDEB e é destaque no Piauí

Publicado

em

Mesmo diante de um cenário de pandemia, cidades do interior do Piauí avançaram no Índice Nacional de Educação Básica (Ideb), o principal marcador da qualidade do ensino brasileiro.

A cidade de Padre Marcos, também conhecido como a ‘Terra da Boa Esperança’, tido como o berço da educação no Piauí é um dos exemplos acima citado. A Educação Municipal manteve o patamar de excelência figurando entre as melhores redes públicas de ensino do Piauí, no IDEB 2021.

Desde 2017, o prefeito Valdinar Silva, juntamente com o secretário Municipal de Educação, Eraldo Gomes e toda equipe da pasta vem desempenhando um excelente trabalho, que vem atingindo ótimos resultados para o município.

Em relação aos anos iniciais, mesmo diante de todas as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o município de Padre Marcos deu um grande salto na qualidade do ensino, evoluindo a nota 5,3 para 6,1 atingindo o 14° colocado no ranking dos municípios do Piauí. Nos anos finais, a nota evoluiu de 5,1 para 5,4.

De acordo ainda com os dados divulgados pelo Inep, a média do IDEB do município também é superior às médias Estadual e Nacional, que são de 5,6 e 5,8 para os Anos Iniciais, respectivamente, enquanto que Padre Marcos é 6.1. Já nos Anos Finais, as médias são 5,0 e 5,1, respectivamente, e em Padre Marcos é de 5,4.

Publicidade

Segundo o secretário de Educação Eraldo Gomes, o resultado evidencia que, apesar de todos os desafios vivenciados em 2020 e 2021, decorrentes da propagação do coronavírus, não houve regressão no resultado da rede, e que o índice divulgado é fruto do engajamento de todos os profissionais da rede municipal de Educação, que não mediram esforços durante o período pandêmico para estabelecer o vínculo com as famílias, manter os estudantes nas escolas, propiciar a entrega da alimentação escolar para os alunos e, principalmente, garantir o envio e acompanhamento das atividades remotas com qualidade.

O gestor ainda agradeceu e expressou sua satisfação pelo resultado. “Quero expressar aqui o meu orgulho e gratidão a todos os alunos, professores, gestores escolares, secretários, auxiliares, cozinheiras, vigias, motoristas e famílias pelo comprometimento e responsabilidade com a educação do nosso município. Agradeço ao prefeito Valdinar, por todo apoio e investimento na Educação municipal, nos possibilitando inovar na prática Pedagógica e na busca de estratégias para uma educação cada vez melhor e de resultados. Minha gratidão também a toda a equipe da Secretaria de Educação e ao professor Frâncio Charlindon, que vem desenvolvendo um trabalho de excelência através de formações continuadas para docentes no decorrer da gestão. Muito obrigado pela parceria”, disse.

O Ideb é um indicador nacional, cujo resultado varia de zero a dez, e que possibilita o monitoramento da qualidade da educação. Seu cálculo é realizado a partir dos dados sobre aprovação escolar (obtidos no Censo) e das médias de desempenho no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Veja os melhores resultados dos municípios anos iniciais:

  • Domingos Mourão – 8,3
  • Cocal dos Alves – 6,7
  • Oeiras – 6,4
  • São Francisco do Piauí – 6,3
  • Buriti dos Montes 6,3
  • Teresina – 6,3
  • Wall Ferraz – 6,3
  • Bom Jesus – 6,2
  • São José do Divino – 6,4
  • São Félix do Piauí – 6,4
  • Simões – 6,2
  • Piracuruca 6,2
  • Dom Expedido Lopes – 6,1
  • Padre Marcos – 6,1
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS