Connect with us

Padre Marcos

Educação de Padre Marcos promove formação sobre macrocompetência ‘Abertura ao Novo’

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos, promoveu na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, mais uma formação do programa ‘Volta ao Novo’  (Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais).

O encontro aconteceu do Auditório da Secretaria Municipal e reuniu gestores, professores, a equipe da SEME, técnicos e demais funcionários da Educação.

A formação tratou sobre a segunda Macrocompetência do programa Volta ao Novo, que foi criado pelo Instituto Airton Senna (IAS) e que está sendo executado em parceria com UNDIME-PI,  CONSED e com a Secretaria Municipal de Educação.

 O Programa Volta ao Novo tem como principal objetivo promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, tanto dos professores quanto dos alunos. O segundo módulo apresentado na formação foi a macrocompetência “Abertura ao Novo”, que envolve a curiosidade para aprender, a imaginação criativa e o interesse artístico, articulando competências como interesse pelo desconhecido, pela arte, pelas emoções e pela variedade de experiências culturais e intelectuais.

O Secretário, Eraldo Gomes, disse que a formação continuada tem causado impacto positivo em toda a rede, quando ainda falou sobre a imensa satisfação em presenciar de perto o momento de trocas de experiências entre os profissionais.

  “Trabalhar na perspectiva de desenvolver as habilidades socioemocionais destes profissionais, é ter a certeza de um trabalho mais satisfatório, com melhores desempenhos e, consequentemente, melhores resultados no processo de ensino aprendizagem de todos. E esse programa veio justamente no momento em que precisamos nos adaptar à novas realidades, vencer barreiras, procurar novas possibilidades, nos abrir ao novo e assim garantir grandes resultados na nossa vida profissional e pessoal”, destacou o gestor da pasta.

 O encontro teve como formadora, a articulador do programa no município, Luzimar Carvalho. Segundo ela, a formação faz parte das cinco macrocompetências socioemocionais que serão trabalhadas como os profissionais da Educação até o final no ano.

“Desenvolver as competências socioemocionais em cada um de nós, se faz necessário, principalmente, neste momento que estamos vivenciando, e a formação do Programa tem nos ajudando a exercitar nosso emocional de forma a vencer barreiras, procurar novas possibilidades e nos permitir “Abrir ao Novo”.

Publicidade

Durante a formação dos profissionais recebem os materiais do programa, a qual será trabalhado com os professores nos planejamentos, quando estes, por sua vez, repassarão para aos alunos.

Estiveram presentes na formação, além do secretário de Educação, Eraldo Gomes, a orientadora pedagógica da rede, Ana Meire Macedo, os técnicos da SEME, Lucilene Dias, Avelanjo Macedo, Rafael Vieira, Élio Júnior, entre outros.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS