Connect with us

Padre Marcos

Educação de Padre Marcos promove último encontro de Formação do programa Volta ao Novo

Publicado

em

Dando continuidade a Formação do Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais – Volta ao Novo, a Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos promoveu o último encontro do programa nesta sexta-feira, 03 de dezembro.

O evento aconteceu no centro social urbano, direcionado aos profissionais de educação, no qual foi abordando sobre o 4º e 5º módulo – Amabilidade e Engamento com os outros, sendo as últimas macrocompetências trabalhadas do Programa Volta ao Novo no município.

O Programa foi criado pelo Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a Prefeitura Municipal, e tem como objetivo apoiar os educadores no desenvolvimento das competências socioemocionais durante o processo de ensino aprendizagem.

A formação foi ministrada pela Supervisora da Rede Municipal de Ensino e coordenadora do Programa Volta ao Novo, Luzimar Carvalho, que explanou de forma sucinta e dinâmica sobre os módulos “Amabilidade e Engajamento com os outros”.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, participou do encontro e agradeceu ao empenho e dedicação de todos que compõem a educação municipal. “Tudo que pode ser feito em uma gestão para que as coisas de fato aconteçam, a Secretaria de Educação está fazendo, e de forma planejada e organizada e os resultados estamos vendo nas escolas”, acrescentou.

O gestor ainda esclareceu sobre a nova lei, referente aos recursos do Fundeb que devem ser repassados 70% para o pagamento dos professores do quadro efetivo e não mais 60%. Valdinar também abordou sobre os recursos do VAP, ao qual Padre Marcos, foi um dos benefícios contemplados devido ao desempenho da educação municipal.

Segundo o secretário de Educação, Eraldo Gomes, a formação veio com o objetivo de auxiliar os educadores a lidar com as questões adversas do cotidiano e a desenvolverem as competências necessárias para manter um bom equilíbrio.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_3347-1024x683.jpg

“Trabalhar as macrocompetências socioemocionais são essenciais para o autocuidado, amor próprio, autoconhecimento e autocontrole das emoções, e foi isso que o programa Volta ao Novo, trouxe no decorrer da formação. E quero agradecer a todos os profissionais que participaram ativamente dos encontros, como também agradecer articuladora e formadora do programa no nosso município, Luzimar Carvalho, que conduziu essa formação continuada de forma excepcional. Agradeço ao prefeito Valdinar por todo o apoio dado ao programa e pelo grande incentivo em todas as ações desenvolvidas pela educação. Sem dúvidas, a bagagem adquirida com essa formação irá refletir positivamente na nossa vida profissional e pessoal”, disse o gestor.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_3194-1024x683.jpg

Os temas trabalhados durante a formação, iniciada desde o mês de setembro, envolvem cinco competências socioemocionais que foram desenvolvidas com os profissionais da rede municipal de ensinno, sendo “Resiliência emocional”, “Amabilidade”, “Autogestão”, “Engajamento com os outros” e “Abertura ao novo”.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS