Connect with us

DESTAQUES

Em Padre Marcos, prefeito Valdinar visita obras na cidade e interior e fala sobre desenvolvimento

Publicado

em

A crise econômica que tem comprometido as gestões de parte dos municípios piauienses não tem atrapalhado o desenvolvimento do município de Padre Marcos, onde recursos públicos do próprio município estão sendo investidos na realização de diversas obras, tanto na cidade, quanto no interior.

O prefeito José Valdinar da Silva tem acompanhado de perto o andamento dos trabalhos. Na última sexta-feira, 25, o gestor realizou uma maratona de visitas acompanhado do secretário de Obras, Erasmo Carvalho, da engenheira civil Wiliane Kelly, e do secretário de Educação, Eraldo Carvalho.

A primeira comunidade a receber a comitiva foi a Jurema, situada a 7 km da cidade, onde recursos foram investidos na construção de uma praça pública em frente ao posto de saúde e o centro comunitário da localidade.

O prefeito informou que a praça era um anseio dos moradores e receberá o nome de Raimundo Francisco Leal, através de um Projeto de autoria do vereador José Bonifácio. O homenageado é falecido há 32 anos e era proprietário do terreno onde foi construída a praça. “É uma homenagem justa ao patriarca que deu origem a essa grande família, que já está na quarta geração. São 10 filhos, 87 netos e 77 bisnetos, mais de 10 tataranetos.”, disse.

No povoado Riacho do Padre, considerado um dos mais populosos do município, o prefeito vistoriou as obras de construção de uma quadra poliesportiva ao lado da Escola Municipal Davi Severiano de Carvalho, também com recursos próprios.

Publicidade

“Esse é um povoado importante, onde residem cerca de 1500 pessoas, mas que não tinha um espaço público para a prática de atividades esportivas para a escola e para a população em geral, mas que agora vai ganhar essa quadra com arquibancada, alambrados e iluminada, possibilitando o uso no turno até no turno da noite.”, disse Valdinar, anunciando a inauguração para o dia 08 de dezembro, durante os festejos do povoado.

Na oportunidade, o prefeito comentou sobre mais um projeto de pavimentação para o povoado Riacho, no trecho que compreende a avenida até a Unidade Básica de Saúde, situada na localidade Caraíbas. “Serão construídos quatro mil metros de calçamento.”, informou.

Além do interior, a cidade também tem sido alvo de investimentos, onde a Prefeitura Municipal tem aplicado recursos na melhoria da iluminação pública, repondo lâmpadas e ampliando a rede, sobretudo nas entradas da cidade. “Todas as ruas que estão escuras nós estamos repondo as luminárias e lâmpadas, e colocando aonde não tinha.”, disse. Ao todo, já foram implantados 32 postes, abrangendo todo o perímetro urbano.

Também na sede, operários estão trabalhando na construção de uma praça pública na Avenida Anísio Bento, outra obra construída com recursos próprios e que deve ser concluída em 30 dias. Na visita, o prefeito anunciou que a referida Avenida também vai receber calçamento. “Logo que terminar a praça nós vamos construir 4 mil metros de calçamento na Avenida, no trecho que vai da Clínica até a casa de Quinca, na saída pra Simões.”, disse.

Da cidade, a comitiva liderada pelo prefeito seguiu para a comunidade Caititu, onde a Prefeitura Municipal está trabalhando na reforma de um prédio público onde funcionou uma escola e que será adequado para o funcionamento de um posto de saúde. “Aqui nessa região moram em torno de 30 famílias e muitas tem idosos, e implantando esse posto de saúde nós vamos aproximar a saúde dessas famílias com atendimento a cada 15 dias.”, disse Valdinar.

Publicidade

Outra importante intervenção que está em andamento na zona rural é um projeto de implantação de melhorias sanitárias domiciliares, uma obra que vai trazer mais dignidade, comodidade e saúde para dezenas de famílias. Fruto dessa parceria firmada entre a Prefeitura de Padre Marcos e a Funasa, serão construídos 60 banheiros nas localidades Alto Vistoso, Tanque do Saco, Jatobá e Barra.

A família de João Antônio de Macedo Carvalho e Francilene Francisca de Carvalho, que reside na localidade Alto Vistoso, foi uma das contempladas com a construção do banheiro. Na casa, situada a 12 km da cidade, residem quatro pessoas, que agora vivem um novo momento. A dona de casa relata que a vida melhorou. “Aqui não tinha banheiro. Era ruim pra tomar banho. Mas agora ficou melhor e muito. É outra vida!”, disse.

A comunidade Barra, também na zona rural de Padre Marcos, é outra que está sendo contemplada pelo Governo Municipal. Lá, através da Secretaria de Educação, estão sendo aplicados recursos próprios na reconstrução da escola.

“Aqui a gente já tinha construído o berçário para atender mais de 30 crianças da comunidade, oferecendo cuidados e uma merenda de qualidade. E agora temos a Escola Luís Lino da Silva, que veio a desmoronar depois de um vento e uma chuva forte. A gente avaliou a constatou a necessidade de demolir e construir uma nova. E é isso que estamos fazendo, reconstruindo uma nova estrutura com duas salas de aula, cantina e espaço de recreação e arquitetura moderna.”, disse.

Em entrevista, o prefeito Valdinar Silva afirmou que até de dezembro via entregar uma série de obras para a população do município de Padre Marcos, em sua maioria, executadas com recursos próprios. “Os municípios não estão vivendo seus melhores momentos. Aqui a gente ainda tem três parcelamentos de dívidas antigas que somam 50 mil reais, mas a gente vem fazendo uma gestão organizada, planejada e transparente para que o município não pare de se desenvolver.”, finalizou.

Publicidade

_Equipamentos
Durante a visita na zona rural nas comunidades, o prefeito aproveitou a oportunidade para entregar equipamentos ortopédicos a beneficiários do programa ‘Passo à Frente’, fruto de uma parceria firmada entre o município e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

A senhora Antônia Joana Leal Luz, que reside na localidade Jurema, recebeu um par de bengalas. Já Augusto Maurício da Silva, da localidade Munduri, recebeu uma cadeira de rodas, aparelhos que irão auxiliar na locomoção e melhorar a qualidade de vida dos usuários.

_Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS