Connect with us

Padre Marcos

Festa da Colheita é realizada no interior de Padre Marcos e valoriza o homem do campo

Publicado

em

A Escola José Jubelino de Macedo, situada no povoado Canto Alegre, zona rural de Padre Marcos, que também é sede da Creche Tia Ana Macedo e Unidade Estadual de Ensino Constâncio Carvalho, realizou na noite de sábado, 09 de julho, a II festa da Colheita.

O evento, também conhecido, por festa do amor, união e partilha, promovido com apoio da Secretaria Municipal de Educação e de toda a comunidade do povoado, contou com a participação de um grande número de pessoas, dentre autoridades e a população em geral.

A primeira edição da Festa da Colheita aconteceu no ano 2019, devido à pandemia, somente este ano foi retomado o evento, que integra o calendário escolar na unidade de ensino, sendo promovido, anualmente, na segunda semana de julho.

A II Festa da Colheita aconteceu no espaço em frente a escola, que ganhou uma decoração especial, típica dessa época do ano, a colheita e o São João, com direito a exposição de produtos da agricultura familiar, produzidos no próprio povoado, além de barracas com venda de comidas feitas com alimentos dessa produção local.

O evento foi aberto com a apresentação do hino de Padre Marcos, entoado pela aluna do 6ª ano, Lahanna Karynna Carvalho Feitosa, logos após foi apresentada a história da Festa da Colheita.

Também foram realizadas apresentações enaltecendo o homem do campo e a cultura local como um todo. Teve a apresentação ‘Os produtos da nossa gente’, desfile da ‘Personalidades do campo’, um cordel sobre a colheita e a dança ‘Flor do mamulengo’.

Publicidade

Outro atrativo, foi o desfile de alunos do Ensino Fundamental e EJA, para escolha da Princesa e Príncipe do Campo. Os vencedores foram a aluna do 6ª ano, Ana Alice, o aluno do 5ª ano, Pedro Lucas e do EJA a estudante da 6ª Etapa, Edilene Maria, e Vicente Joaquim, também do EJA.

Idealizador do evento, Francisco Mizael de Carvalho, diretor da escola José Jubelino de Macedo, afirmou que o evento visa valorizar o homem do campo. “A Festa da Colheita é forma de valoriza e enaltecer o homem do campo que é tão importante dentro da nossa comunidade e na cidade, para que nossos alunos também sejam disseminadores e incentivadores da nossa cultura”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_9372.jpg

Ele frisou que a festa conta muita ajuda para ser realizada. “Esse evento é realizado por meio de parcerias com a Secretaria de Educação e principalmente com os pais de nossos alunos, as igrejas e associações, que contribuem e doam os alimentos para a feira, além de ajudarem na organização e preparação do evento. Então é uma festa da escola, mas que ganhou grandes proporções, onde toda a comunidade se envolve, participa e apoia nosso evento, se transformando numa festa da nossa comunidade como um todo”, explicou.

“Nosso sentimento é de muita gratidão a Deus, porque passamos dois anos sem poder realizar o evento, e poder retomar é motivo de muita satisfação. Tivemos um bom inverno, as famílias tiveram uma boa safra e muitas pessoas doaram, abrilhantando mais ainda a nossa festa”, finalizou o direito, agradecendo a todas pessoas que ajudaram na realização do evento.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, enalteceu o evento, bem como a participação da comunidade. “Não poderia deixar de reconhecer o trabalhado que está sendo feito nesta escola, o esforço, a dedicação e não somente dos professores, da equipe gestora, como também dos pais de alunos. É muito importante ter esse incentivo, essa consciência de que escola e a família precisam andar juntos para que haja resultados positivos e esses pais que estão aqui prestigiando e apoiando esse momento estão provando isso”, afirmou.

O gestor destacou que o trabalho realizado pela escola tem gerado resultados positivos. “Ainda estamos da pandemia, saindo dela, mas graças a Deus não afetou diretamente ao ensino, porque os dados que foram coletados, recentemente, mostram que esta escola do povoado Canto Alegre, tem se sobressaído nos resultados e a gente fica muito feliz, por isso estar acontecendo”, disse.

Eraldo ainda agradeceu a parceria com a unidade de esino Constâncio Carvalho, que está na escola representada pelas etapas, aos pais, as famílias de forma em geral e ao prefeito Valdinar, que segundo ele, é um grande incentivador e apoiador da educação.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, após cumprimentar a todos, parabenizou o trabalho realizado pela escola, como também agradeceu ao pais de alunos pelo apoio e por prestigiarem o evento.

“A escola está no caminho certo, os resultados mostram isso, e nosso desejo é que assim permaneçam, promovendo uma educação, que além dos conhecimentos, repassa sobre valores, incentiva e valoriza a comunidade e a sua cultura. Parabéns a todos os envolvidos, com ênfase a Secretaria de Educação que vem desenvolvendo um bom trabalho e assim colhendo bons frutos”, falou o gestor.

Estiveram presentes no evento, o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, a primeira-dama, Edilene Silva, o secretário de educação, Eraldo Carvalho e sua esposa, Luzia, os vereadores Helton João e Iranildo Carvalho, o diretor da Escola José Jubelino de Macedo, Mizael Carvalho, o coordenador Wilker, a coordenadora e mobilizadora do NUCA, Ana Meire, a supervisora de ensino, Luzimar Carvalho, a técnica da Secretaria de Educação e diretora da Escola Constâncio Carvalho, Lucilene Dias, a diretora da Creche Tia Ana Macedo, Francilana, o técnico da Secretaria de Educação, Avelanjo Macedo, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gracilene Carvalho, o presidente da Associação de Pequenos Produtores do Canto Alegre, Gilson Carvalho, além dos professores, alunos e pais dos estudantes.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS