Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Loja Maçônica de Padre Marcos empossa novo Venerável Mestre e prefeitura inaugura praça em frente à loja

Publicado

em

O último sábado (17) foi um dia memorável para a Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança n°4139, sediada no município de Padre Marcos. A data foi marcada pela solenidade de inauguração da praça “Boa Esperança” e posse do novo Venerável Mestre da Loja.

No primeiro momento, a Prefeitura de Padre Marcos, fez a inauguração da praça “Boa Esperança”. O descerramento da placa foi feito pelo prefeito José Valdinar da Silva, juntamente com integrantes da maçonaria e a comitiva da gestão municipal.

A “Praça Boa Esperança” recebeu esse nome através de projeto do vereador Antônio Francisco de Carvalho, o Antônio Chiquinho. O espaço foi arborizado, recebeu iluminação, bancos e ainda a instalação de um Obelisco, simbolizando que o município conta com uma loja justa e regularmente constituída.

Segundo o prefeito Valdinar, foi inaugurada a primeira parte do espaço, e em um período de cerca de 15 dias, será entregue também o segundo complexo da praça. O gestor também fez o compromisso de entregar no mês de setembro, a obra de pavimentação poliédrica da rua localizada por trás da loja.

Valdinar disse que é amigo da maçonaria e que sua administração segue a disposição. “O trabalho da maçonaria hoje é grandioso, principalmente na questão da igualdade e fraternidade. Então, é com orgulho e dever cumprido que entregamos essa praça hoje, que foi reivindicada por Antônio Chiquinho e o irmão Zé Aquiles. Coloco a administração em prol do que precisarem. Sou amigo da maçonaria, admiro e sei dos caminhos que levam excelentes homens a entrarem por essa porta e se tornarem melhores ainda, pelo ensinamentos repassados”.

Após a inauguração, foi realizada na sede da loja uma sessão restrita aos maçons e a posse do Novo Mestre Venerável, Antônio Francisco de Carvalho, que sucede o ex mestre venerável José Aquiles da Silva.

Simultaneamente, em outro espaço da loja, aconteceu a solenidade de posse da nova diretoria da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Acácia da Boa Esperança. Na oportunidade, além da posse da diretoria para o biênio 2021\2023, foi realizada a entrega das carteirinhas e broches.

A diretoria é composta por: Maria Luzimar de Carvalho (presidente), Darlene Moura Araújo (vice-presidente), Nayandra Sousa Nascimento (Diretora de Secretaria), Ana Cristian Moura (Diretora adjunta de secretaria), Luzirene Moura Macedo (Diretora Financeira), Rita de Cássia Silva (Diretora Adjunta Financeira), Ana Meire Maria de Macedo (Diretora Social e Cultural), Aline Josefa de Sousa (Diretora adjunta Social e Cultural), Josilene de Carvalho Macedo (Presidente do Conselho Fiscal), Juciana Dias Silva (Secretária do Conselho Fiscal); Cristiana Maria de Macedo, Rita de Cássia Alencar e Maria do Socorro Miranda, membros do Conselho Fiscal.

Em seguida, aconteceu uma solenidade no espaço social da Loja, onde foram homenageadas pessoas que colaboraram com a Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança. Entre os homenageados, estiveram o prefeito Valdinar Silva e o senhor João de Macedo Neto, que fez a doação de um terreno localizado ao lado da sede da maçonaria. Eles foram agraciados com o Diploma de Amizade da Maçonaria Piauiense.

Publicidade

A solenidade também contou com pronunciamentos. A nova presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Acácia da Boa Esperança, Maria Luzimar de Carvalho, falou da importância do momento e conclamou a união para que o trabalho social continue sendo desenvolvido.

“Meu sentimento hoje é de muita alegria e muita responsabilidade pelo cargo que estou assumindo. Mas estou confiante no trabalho das nossas irmãs fraternas. Que possamos trabalhar juntas e continuar unidas para desenvolver o nosso trabalho de filantropia, social. Com nossa ex-presidente Darlene tínhamos muitos projetos sociais belíssimos, mas veio a pandemia e tivemos que parar. Mas iremos dar continuidade a esse trabalho belíssimo”.

Ela ainda parabenizou ex venerável Zé Aquiles e agradeceu ao prefeito Valdinar pelo apoio dado à loja. “Parabenizo também o ex venerável Zé Aquiles, que tão bem conduziu os trabalhos aqui na Maçonaria, com muito amor e dedicação. Sabemos que tudo que é feito com amor tem sucesso, e essa loja, com tão pouco tempo, está belíssima. Agradecemos também ao prefeito Valdinar por toda contribuição, por sempre estar apoiando a Maçonaria. Agradecemos também a nossa primeira dama que sempre está participando e nos apoiando. Agradeço também a todos pela presença”.

A presidente estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Janelma Rocha Holanda, enalteceu a ação do prefeito Valdinar e disse que a maçonaria segue unida trabalhando pelo bem da sociedade. “É com grande satisfação que estou aqui hoje em um momento tão especial e ímpar para a cidade de Padre Marcos. Nosso prefeito fez uma coisa muito importante para a família maçônica, que foi o nosso obelisco. Uma cidade fica forte, quando prefeito é forte e se preocupa com a comunidade. E assim somos nós família maçônica, nos preocupamos com as pessoas, com nossa família sanguínea, com nossa família maçônica, e estamos irmanados para ajudar não só na caridade, mas na filantropia, que é proporcionar o bem estar social e a qualidade de vida das pessoas”.

O prefeito Valdinar destacou o crescimento da Loja Maçônica de Padre Marcos e parabenizou os novos líderes. “Hoje tenho uma visão diferente de quatro anos atrás, do que a maçonaria significa para uma sociedade mais justa e igualitária. E aqui em Padre Marcos a loja cresceu bastante e, na administração de Zé Aquiles e Darlene, deu um passo muito importante na organização, principalmente na Comunidade Fraterna Feminina. O trabalho foi brilhante. E hoje, está sendo passado o cargo para outro casal, Antônio Chiquinho e a Luzimar, a quem parabenizo. O cargo é de grande responsabilidade, mas a altura, pois conheço eles e sei que o que eles são aqui, são também lá fora. A loja está em boas mãos”.

Valdinar novamente disse que sua gestão segue disponível a apoiar o trabalho maçônico no município. “E quero dizer que a nossa gestão está de braços abertos, na medida do possível, para contribuir no que for. É muito bom vivermos em comunhão, em fraternidade. E é em espaços como esse que a gente se sente realizado, seja da maçonaria, da igreja católica ou evangélica. Temos que dar o melhor de nós enquanto podemos. E o ser humano só é feliz quando tem uma religião para seguir, pois todos devem acreditar no único que é digno e justo, o grande arquiteto do universo, como a maçonaria coloca”.

O ex mestre venerável, José Aquiles, falou em tom de gratidão. “Gratidão é a palavra chave. Agradeço a Deus por ter me dado o discernimento necessário para conduzir os trabalhos de nossa oficina até os dias de hoje. Poderia fazer mais? Poderia! Mas, fico na esperança do dever cumprido. Agradeço a minha família que sempre entendeu o meu ofício e esteve comigo nessa caminhada. Agradeço a parceria com as entidades paramaçônicas: a Fraternidade Feminina na pessoa da minha esposa Darlene Moura de Araújo e o Capítulo José de Moura de Leal, na pessoa do Mestre Conselheiro Deivid Macedo, pelo excelente trabalho que desempenham nas ações sociais em nossa comunidade”.

Publicidade

Ele agradeceu também à Fraternidade Feminina, Demolays e ao prefeito. “Temos orgulho de nossa Fraternidade que tanto contribui para o engrandecimento de nossa Oficina, altamente participativa e colaboradoras das ações sociais desenvolvidas pela loja. Ao Capítulo José de Moura Leal, futuro de nossa loja, deixo aqui o meu agradecimento por terem absorvido os ensinamentos dos membros da loja patrocinadora, notadamente quanto ao trabalho e as ações filantrópicas.  Agradeço ao Prefeito José Valdinar da Silva que nunca mediu esforços para contribuir com as ações sociais desenvolvidas pela família da Acácia da Boa Esperança, bem como pela revitalização da área que margeia a Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança. Agradeço ao empresário João de Macedo Neto e sua família que tanto contribuiu para o engrandecimento de nossa oficina, notadamente com a doação do terreno anexado ao prédio da loja. Agradeço de forma especial a todos os irmãos da Acácia da Boa Esperança, pelo apoio incondicional nas ações propostas pela diretoria. Sem vocês meus irmãos nada disso seria possível. Agradeço também a todos os irmãos de outros orientes que sempre estiveram conosco nessa caminhada e fazem parte da história da Acácia da Boa Esperança”.

Por fim, ele desejou sucesso ao novo Mestre Venerável. “Desejo tranquilidade e sucesso ao irmão Antônio Chiquinho na condução dos trabalhos de nossa oficina. O irmão não foi eleito por nós, mas, aclamado e isso só é possível devido a harmonia que reina entre os membros da Acácia da Boa Esperança. Para a Maçonaria, notadamente para a Acácia da Boa Esperança estarei sempre a disposição. É como um ser em construção, sempre estarei pronto para qualquer atividade laborativa. Que o Grande Arquiteto do Universo que é Deus ilumine e proteja todos nós”.

O mestre venerável, Antônio Chiquinho, disse que assume um grande missão ao lado de sua esposa, mas que está confiante no bom andamento dos trabalhos. “Direcionando-me a minha esposa Luzimar, quero dizer que estamos assumindo uma missão árdua, mas sei da responsabilidade que você tem, sei da minha reponsabilidade. E com a ajuda de todas as fraternas e irmãos, em 2023 estaremos entregando isso aqui nas mãos de outro casal, com o sentimento de dever cumprindo. Vamos lutar e tenho certeza que não vamos decepcionar. […] Estou aqui para dar seguimento ao excepcional trabalho que Zé Aquiles fez. Todas as palavras direcionadas a ele são poucas, pois ele é extraordinário e faz maçonaria com amor”.

Ele ainda agradeceu ao prefeito Valdinar e ao doador do terreno. “Agradeço ao prefeito Valdinar, você sabe da consideração que tenho por você e sei da que tem por mim. Não tenho dúvida de que quando precisarmos de você, fará o possível para nos ajudar. Ao João Neto, a gratidão de toda a nossa loja, pelo seu ato de benevolência e grandeza. A gente foi falar com você para comprar o terreno e você nos doou, então muito obrigado”.

O Grão-Mestre Noé Rodrigues de Holanda, disse que maçonaria trabalha para o bem. “A maçonaria tem dois fins, primeiro é melhorar o que já é bom. Nós procuramos no meio social o que já é bom, lapidamos essa joia e aperfeiçoamos. E esse homem melhorado no social, vai influenciar para o bem. O segundo objetivo é que todas as nossas ações e condutas são voltadas ao social, sobretudo aos mais necessitados. É isso que fazemos.[…] E se perguntarem o que fazemos, digam: fazemos o bem. Nós somos do bem, este é o nosso lado” disse.

Publicidade

Ele também destacou a importância da Fraternidade Feminina e agradeceu às integrantes da fraternidade de do município. “A maçonaria depende do trabalho da Fraternidade Feminina, porque as cunhadas fazem um social como nós não sabemos fazer. A Maçonaria vê a esposa do Maçom de modo tão importante, que para ser Maçom o candidato precisa do sim da esposa. […]Agradecemos às cunhadas da Fraternidade Acácia da Boa Esperança pelo trabalho social que fazem, sobretudo aos mais necessitados. Muito obrigado, contem conosco para essa parceria, para essa administração que começa hoje” concluiu.

Ao final da solenidade, houve um momento de confraternização, quando foi servido um jantar para todos os presentes.

Além dos já citados, o evento contou com a presença de membros maçons da Loja Acácia da Boa Esperança, maçons membros de outras lojas maçônicas da região, integrantes da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul “Acácia da Boa Esperança”, autoridades civis e políticas, entre elas o presidente da Câmara Municipal, vereador Irmão Adão, o vice-prefeito Valdo Benedito, a secretária de Administração Thuany Mikaela, o secretário de Finanças, Orlandio Carvalho, os vereadores Iranildo Francisco e Manoel Neli, o ex-prefeito Dr. Raimundo Vieira, a engenheira civil Williane Kelly e a diretora do hospital, Ágda Érica.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS