Connect with us

Padre Marcos

Na Semana do Bebê de Padre Marcos ‘Workshop sobre os cuidados na primeira infância’ é realizado

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, através das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar  está realizado a Semana do Bebê 2022.

A Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização e debate sobre os direitos das gestantes, mães e crianças na primeira infância, objetivando incentivar a reflexão e avaliação das políticas públicas sociais, educacionais e de saúde, e conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com as crianças entre zero e seis anos.

A Semana do Bebê acontece de 11 a 25 de agosto, com a realização de diversas ações, contribuído para as garantias dos direitos dos bebês e das gestantes, com atividades voltadas para o desenvolvimento da primeira infância.

Nesta quarta-feira, 24 de gosto, foi realizado um ‘Workshop sobre os cuidados na primeira infância’, quando foram promovidas palestras com discussões voltadas para a assistência integral ao cuidado infantil.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_a2e52346-856a-4240-b2d0-0075a3fe765b-696x1024.jpg

A abertura do evento foi conduzido pelo coordenador do Bolsa Família, Anatalio Silva, que na oportunidade enfatizou sobre a ação, envolvendo diversos setores da sociedade e ressaltando a importância do olhar especial para garantir o desenvolvimento pleno na primeira infância.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_fc4e77a6-ce8e-45ce-a400-0b535444593d-766x1024.jpg

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, agradeceu o empenho das Secretarias, destacou a relevância do trabalho intersetorial para trabalhar a primeira infância. Ele ainda acrescentou que para que haja o desenvolvimento infantil, é preciso fortalecer as competências familiares para garantir o cuidado integral, buscando assegurar os direitos fundamentais à vida, à saúde, à educação, à proteção, à moradia com qualidade e em um ambiente que acolha também as suas necessidades de lazer, possibilitando o desenvolvimento pleno da criança.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_92c1e276-daaf-46a6-9417-8381f97340c4-766x1024.jpg

A secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, reforçou sobre a importância da Semana do Bebê. “É com muita alegria que realizamos mais uma Semana do Bebê fortalecendo as iniciativas realizadas no município, referentes à promoção da temática e à assistência a crianças na primeira infância. E hoje dando continuidade as ações que tem por objetivo mobilizar a sociedade em favor da promoção e garantia dos direitos do público infantil, porque trabalhar a primeira infância é a base”, disse.

Também se pronunciaram os secretários de Educação e Saúde, Eraldo Gomes e Maria Lúcia Silva, respectivamente, quando falaram sobre a importância de realizar a Semana do Bebê, promovendo ações e orientações sobre os cuidados necessários para o desenvolvimento mental, emocional e social da criança.

A coordenadora da saúde, Janaína Alencar, conduziu o momento das palestras. A supervisora do programa Criança Feliz, Alexandra Modesto, abordou sobre “A importância das intersetorialidade nas políticas pública na primeira infância” e “A importância do brincar na infância”.

As nutricionistas Iana Mércia e Elaine Sousa, discorreram sobre “Insegurança alimentar e nutricional em criança gestantes. A psicóloga Vanessa Marques, tratou sobre a temática “O pré-natal psicológico na assistência de cuidados durante a gestação.

Mais atividades

No mesmo dia, integrando a programação da Semana do Bebê, o governo municipal promoveu ações em alusão ao Agosto Lilás, campanha de combate à violência contra a mulher.

As atividades realizadas evolveram uma blitz informativa “Conhecendo os tipos de violência para se proteger, além da distribuição de folders.

Publicidade

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS