Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

NUCA de Padre Marcos realiza busca ativa escolar e desenvolve ações do #PartiuMudar

Publicado

em

Como parte das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, que atua nas atividades desenvolvidas através do Selo Unicef Edição 2017-2020, realizou a busca ativa escolar  e  desenvolve ações do #PartiuMudar, em Padre Marcos.

As ações começaram a ser desenvolvidas em 12 de fevereiro de 2018, quando o NUCA iniciou a Campanha “Promover a inclusão escolar e a troca de saberes, Fora da Escola Não Pode”. Foram realizadas visitas em todas as escolas municipais onde os adolescentes puderam acompanhar o andamento das matrículas e visitas domiciliares para conscientizar as famílias da importância de matricular os filhos.

Em parceria com o Programa Criança Feliz, foi realizada também uma ação de sensibilização de mães e pais a matricularem os filhos com idade de 0 a 3 anos. A campanha teve resultado positivo, sendo registrado um aumento no número de crianças frequentando a escola.

Como parte do desafio #PartiuMudar, proposto pelo guia de adolescentes do NUCA, com o intuito de promover a educação para a cidadania democrática, os adolescentes do Núcleo realizaram também uma visita ao cartório eleitoral, roda de conversa na Unidade Escolar Dr. Francisco Luis de Macêdo, sobre alistamento eleitoral e a importância do voto e afixaram na escola um mural informativo com datas do alistamento eleitoral.

O grupo foi formado no dia 30 de janeiro, quando aconteceu o I Encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, de Padre Marcos. Desde então, o Núcleo, que é composto por 16 adolescentes (8 meninas e 8 meninos), vem participando ativamente de todas as ações que são propostas e debatidas em grupo.

Buscando contribuir com a efetivação dos direitos da criança e do adolescente no município, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes deve se engajar em atividades que serão realizadas a partir dos seguintes desafios:  Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo; Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade; Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na escola; Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet;  Promover a educação para a cidadania democrática – #Partiu Mudar; Promover a inclusão escolar e a troca de saberes – Fora da escola não pode; Promover o direito à saúde sexual e reprodutiva e Promover práticas de enfrentamento ao racismo e desigualdade de gênero.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS