Connect with us

DESTAQUES

OAB Itinerante e atividades esportivas abrem comemorações ao aniversário de Padre Marcos

Publicado

em

Padre Marcos vai completar 59 anos de emancipação política no dia 17 de janeiro. Para comemorar a data, a cidade ganhou uma programação especial, durante quatro dias, com eventos realizados pela Prefeitura, em parceria com as Secretarias Municipais.

A programação festiva teve início neste sábado 14 de janeiro, com a realização da 1ª edição do projeto OAB Itinerante, que objetiva a interiorização das ações da OAB e o fortalecimento do vínculo entre a advocacia e a defesa da tutela jurisdicional da sociedade.

Promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Picos, em parceira com a Prefeitura de Padre Marcos e Câmara Municipal, o evento aconteceu na sede do Legislativo e reuniu autoridades municipais, integrantes da diretoria da OAB, advogados, conselheiros tutelares e a população em geral.

Inicialmente, foi realizada a solenidade de abertura. O prefeito Valdinar Silva, em sua fala, agradeceu pela oportunidade de Padre Marcos sediar a 1ª edição do projeto. “Agradecemos a todos pela presença e pelo aniversário de Padre Marcos está começando hoje com o pé direito. Agradecemos por essa estima, a OAB Itinerante, um projeto audacioso que vai se estender as oito comarcas e somos gratos por iniciar justamente pela Terra da Boa Esperança. Desejo a todos boas vindas, sintam-se em casa. A OAB é muito importante pra sociedade, porque representa a classe de advogados, da qual eu sou um admirador. E hoje o dia é para tratar de assuntos especiais relacionados aquelas pessoas que mais precisam e de atender a população. A OAB está de parabéns pela iniciativa”.

O presidente da OAB Subsecção de Picos, Dr. Maycon Luz, disse que fortalecer o elo entre a ordem e a comunidade, é a meta principal do projeto. “Estamos muito felizes e honrados por estarmos em Padre Marcos, uma cidade histórica, importante na nossa região, e estamos de forma pioneira, lançando o projeto OAB Itinerante, que visa aproximar a OAB dos outros municípios aqui da região e escolhemos a cidade de Padre Marcos para o lançamento. É um projeto piloto, que consiste basicamente em aproximar a OAB da sociedade local, das autoridades, prestar serviços e assistência jurídica gratuita em diferentes áreas. Queremos também ouvir a advocacia local, saber quais são as principais demandas da cidade. Mas o principal objetivo mesmo é fazer essa aproximação. A sociedade precisa entender que a OAB é uma parceira, uma instituição que está para auxiliar a sociedade, esse é nosso papel”.

Em entrevista, Dr. Maycon disse que o intuito é realizar quatro edições do projeto OAB Itinerante este ano, e quatro em 2024. A próxima cidade a ser atendida ainda será definida.

O Dr. Felipe Rocha, Assessor Jurídico da Prefeitura e Câmara Municipais, destacou sua alegria pelo momento e a importância do projeto. “É motivo de grande alegria esse momento, onde temos dois marcos especiais. O primeiro é esta iniciando essa ação, onde Padre Marcos está sendo o pontapé inicial desse projeto, que tem muito a trazer para a advocacia e a sociedade. E o segundo é a abertura das comemorações ao aniversário de Padre Marcos. São dois marcos especiais e temos a honra de estarmos presentes nesse dia que ficará marcado na história. Parabenizar e a agradecer a OAB de Picos, na pessoa do presidente, Dr. Maycon Luz, e da vice-presidente, Dr. Yana Moura. Esse é um projeto de suma importância, porque acredito que concretiza uma das missões mais nobres da advocacia, que é a defesa dos direitos dos mais vulneráveis, além de aproximar os advogados e a OAB da sociedade. E agradecer ao prefeito Valdinar que desde o início se colocou a disposição, e ao presidente da Câmara, Iranildo, que abriu as portas da Casa do Povo, disponibilizando todo suporte”.

O Secretário-Geral da OAB Subseção de Picos, Dr. José Benedito, também enalteceu a ação. “Meu sentimento nesse momento é de gratidão a Deus por representar a minha cidade como secretário geral da maior subseção do interior do estado, e na abertura desse importante projeto. A OAB Itinerante em Padre Marcos fortalece os advogados e assim facilita que trabalhemos todos juntos em prol da cidadania e da advocacia. A presença da OAB hoje em Padre Marcos entra para a história. Esse projeto é uma grande demonstração de compromisso do nosso presidente Dr.Maycon, pois era uma promessa de campanha, que agora se concretiza com trabalho e comprometimento. Estamos muito gratos por essa iniciativa”.

Logo em seguida, foram disponibilizados atendimentos jurídicos gratuitos à população. Os advogados, juntamente com o prefeito Valdinar, também realizaram uma visita à feira livre e pontos comerciais, entregando panfletos informativos à população.

Na parte da tarde, o evento contou com uma palestra ministrada pela advogada Wilca Cavalcante, que abordou sobre o tema “Justiça Restaurativa e círculos de construção de paz: fortalecimento de vínculos e conexões para conselheiros tutelares”.

O evento encerrou com uma fala da presidente da Comissão OAB na Universidade, a advogada Akayama Sâmala, que explicou sobre a atuação da comissão, que tem como objetivo principal aproximar os jovens estudantes, novos advogados, e a Ordem, além de debater sobre questões como rotina e o mercado de trabalho, áreas de atuação e a importância da advocacia.

O primeiro dia de programação também foi marcado pelas atividades esportivas, quando foi realizado o Torneio de Futebol Masculino, no campo Society, reunindo atletas, desportistas e amantes do futebol padremarcoense.

Oito equipes participaram do torneio: Mucambo; Real Madrid; Magos do Oriente; Napoli; The Bods; Saulo; Casa Nova e Juventude. Quatro jogos, além das semifinais e finais foram realizados.

A grande final foi disputada entre Magos do Oriente e Juventude. O jogo foi para as penalidades e terminou com o placar de 4 a 3 para o Magos do Oriente. A premiação do campeão e vice, será entregue na próxima semana durante a programação de aniversário.

Os eventos comemorativos seguem pelos próximos dias, quando serão realizadas mais ações esportivas, além de inauguração de obras, atividades cívicas, religiosas e culturais. O ponto alto da programação será os shows em praça pública, com a banda Desejo de Menina, Lamark Macedo e Karlla Thalyta.

Publicidade

Veja mais fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS