Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Padre Marcos avança e conquista pela primeira vez o Selo Unicef

Publicado

em

Padre Marcos conseguiu avançar em diversos indicadores, e conquistou pela primeira vez o Selo Unicef – Município Aprovado”, um prêmio de reconhecimento internacional, que visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Nesta edição, 2017-2020, 182 municípios do Piauí concorreram, e destes, 59 tiveram êxito e foram premiadas com o selo. O resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira (08), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, através de uma transmissão ao vivo.

Demostrando um resultado positivo no trabalho realizado em prol da implementação das ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, com o objetivo de promover o bem estar social das crianças e adolescentes, a cidade conseguiu conquistar o prêmio.

O prefeito municipal, Valdinar Silva, comemorou o resultado e agradeceu as equipes do município que atuaram na realização de diversas ações que contribuíram para que o município avançasse. “Receber esse prêmio é motivo de grande alegria. Padre Marcos foi certificado pela primeira vez, e esse resultado com certeza é fruto de um trabalho feito com responsabilidade, compromisso e dedicação, por todos que fazem parte da nossa administração. Parabenizo e agradeço a todos os envolvidos, as secretarias, a equipe intersetorial. Agradeço pelo esforço de todos, que contribuíram para conquistarmos o selo”.

A articuladora do selo no município, Gorete Leal, disse que Padre Marcos concorreu pela primeira vez até o fim e conseguiu pontuar em 11 indicadores. “Essa foi a primeira vez que Padre Marcos concorreu até o fim. Em outras edições o município tentou, mas desistiu no meio do caminho. Mas nesta edição, a gente vem trabalhando desde 2017, junto com Saúde, Educação, Assistência Social, os conselhos, com várias ações envolvendo nossas crianças e adolescentes, e assim conseguimos pontuar em 11, dos 12 indicadores avaliados pelo Unicef”.

Publicidade

Ela também disse que a cidade avançou muito. “Foi um avanço muito grande, pois de 2017 até aqui a gente vinha sempre melhorando a cada ano. Durante esse período tivemos três resultados com os dados, e dentro desse percurso a gente só evoluiu. Graças a Deus, com a disposição de toda a equipe da gestão, o interesse do prefeito Valdinar, em concorrer para valer e fazer com que as políticas públicas fossem bem desenvolvidas e trabalhadas, hoje estamos aqui comemorando essa grande conquista”.

O secretário de Educação, Eraldo Carvalho, falou que o resultado era bastante aguardado é foi recebido com alegria. “Para a gente é motivo de muita alegria, sensação de dever cumprido. Era um resultado bastante aguardado por todos nós, e graças a Deus, Padre Marcos pela primeira vez foi contemplado com esse selo que representa muito para o município. Sabemos que o selo Unicef é a comprovação de que as políticas públicas estão sendo feitas, e com responsabilidade. E não só a Educação, mas todas as outras áreas, Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar, foram responsáveis por esse resultado que a gente alcançou”.

Ele também disse que Padre Marcos muito avançou, devido a uma gestão organizada. “Conseguimos avançar em muitos indicadores que o Selo Unicef apontava, e tudo isso a gente deve a uma gestão organizada. Tudo isso só foi possível porque a gestão de Valdinar é de compromisso, de diálogo entre as secretarias. É foi esse o grande segredo para que a gente pudesse ser certificado. De uma forma bem sistematizada, com essa interligação entre as pastas, conseguimos que esse trabalho fosse reconhecido através dessa certificação”, disse.

Ele ainda agradeceu a equipe da Educação. “Trazendo para a educação, agradeço a minha equipe da secretaria, aos gestores escolares pelo apoio, pela busca ativa que a gente fez. Todos os percentuais da educação foram alcançados com sucesso, é isso é motivo para a gente festejar”, afirmou.

Nesta edição, o prêmio contou com 1.924 municípios participantesde 18 Estados brasileiros. No total, 431 municípios foram certificados com o selo.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS