Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PADRE MARCOS | Barreiras já realizaram 2,2 mil abordagens no combate ao coronavírus; veículos são pulverizados

Publicado

em

O município de Padre Marcos está intensificando ainda mais o trabalho de prevenção e enfrentamento à pandemia do coronavírus, causador da Covid-19, doença que tem se alastrado pelo mundo. No Brasil, já são 693.861 casos confirmados e 36.551 óbitos. No Piauí os casos confirmados são 7.621 e 254 mortes.

Padre Marcos, cidade situada a 397 km da capital Teresina, tem apenas dois casos positivos, e o Governo Municipal tem adotado novas medidas controle e reforçado as já existentes. As barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade têm sido uma das estratégias utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Comitê Municipal de Gestão de Crise. A ação visa proteger a população da entrada da doença no município.

As barreiras sanitárias tiveram início no mês de abril. Até a última sexta-feira (5), já haviam sido realizadas 2.261 abordagens de pessoas. De acordo com os dados divulgados pela Prefeitura de Padre Marcos, as pessoas são oriundas de aproximadamente 325 cidades, sendo dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina, dentre outros.

Os condutores de veículos são abordados na entrada da cidade pelas equipes formadas por profissionais de Saúde, que realizam a medição de temperatura com termômetros digitais, entregam folder educativo e conversam com motoristas e passageiros. Os profissionais da educação e assistência social que ficam de plantão fazem uma triagem anotam o telefone, fazem perguntas e reforçam que todas as informações estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde.

Nas barreiras, também é consultado o objetivo da viagem. Dos abordados, 31,1% responderam que estavam de passagem pelo município; 47,2% iam para o comércio (venda, compra e entrega de mercadorias); e 21,7% para outros estabelecimentos, como cartório, correios, bancos, casa de parentes, dentre outras finalidades. Todas as informações são lançadas diariamente em um aplicativo, que é monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade

Agora, para ampliar a proteção contra a Covid-19, durante a abordagem das barreiras sanitárias, uma equipe especializada da Vigilância em Saúde realiza a desinfecção dos pneus dos carros com uma solução de água e hipoclorito.

“O trabalho realizado na barreira foi reforçado. Agora está sendo feita também a desinfecção. Sabemos do aumento de fluxo de pessoas que estão vindo de outras cidades. Não podemos proibir a entrada na cidade, por isso estamos reforçando com novas medidas preventivas”, pontuou Lúcia, secretária Municipal de Saúde.

Para o prefeito Valdinar, a barreira é uma estratégia acertada e eficiente para evitar a propagação do coronavírus no município. “Os profissionais estão empenhados nas ações de educação em saúde, orientado não só a população padremarcoense. Todas as pessoas que entram na cidade recebem orientações sobre as medidas de prevenção ao Covid-19. Ressaltamos, mais uma vez, a importância do uso das máscaras e a necessidade das pessoas ficarem em casa”, disse.

_Veja mais imagens

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS