Connect with us

Padre Marcos

PADRE MARCOS | Escola Tio Zezito desenvolve projeto de incentivo à leitura e escrita

Publicado

em

A Unidade Escolar José de Moura Leal, ‘Tio Zezito’, da Rede Municipal de Ensino de Padre Marcos, está realizando durante o ano letivo, o projeto de leitura “Deixa que eu conto”.

O projeto teve início no mês de abril e se estenderá até o fim do ano letivo, para alunos das turmas de 1º ao 5º ano, onde cada turma desenvolve um projeto com um subtema, cujo o foco é estimular à leitura e escrita dos alunos.

Nesta quinta-feira, 06 de outubro, aconteceu a culminância do projeto desenvolvido pelos alunos do 3ª ano, em que trabalharam a temática “Aprendendo com o mundo encantado de Monteiro Lobato”.

O projeto tem como objetivo principal aproximar as crianças do universo da leitura infantil, promovendo e incentivando a leitura, interpretação e aperfeiçoamento da sua linguagem oral e escrita.

Por meio do projeto, as professoras tem feito a diferença, conseguindo despertar nos estudantes o gosto por ler e proporcionado a eles a imersão no universo da literatura, utilizando métodos pedagógicas que tornam a leitura uma prática prazerosa, indispensável ao desenvolvimento do pensamento crítico, autônomo e criativo das crianças.

Na abertura do evento, a diretora da escola, Claudineia Macedo e  a coordenadora Ronimaura Dias, deram as boas vindas, bem como agradeceram aos professores pelo empenho e dedicação no projeto trabalhado, quando destacaram a importância do mesmo para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos.

Durante o evento foram realizadas diversas apresentações referentes a obra e vida de José Bento Renato Monteiro Lobato, o Monteiro Lobato. Monteiro Lobato foi interpretado pelo aluno Pedro Enzo, que chamou atenção pela sua desenvoltura durante a encenação.

Destaque para uma das obras literárias de Monteiro Lobato, ‘O sítio do pica pau amarelo’, que tem como personagens Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Tia Anastácia, Visconde, Tio Barnabé, Emília, Saci e Cuca, também encenado pelos alunos, que deram um show de interpretação.

Ainda durante a culminância, foram apresentados os livros de Monteiro Lobato trabalhado no projeto, dentre estes ‘Fábulas’, aos quais foram realizadas diversas apresentações pelos estudantes.

Além da exposição de materiais e apresentação de diversas outras atividades trabalhadas em sala de aula pelos alunos, utilizando práticas educativas de forma recreativa, proporcionando uma melhor aprendizagem para aos estudantes.

Além de obras literárias, o projeto abrangeu novas metodologias do ensino de matemática, utilizando métodos lúdicos para facilitar a interpretação e solução de problemas.

Outra apresentação conduzida pelos alunos, foi a coreografia da música leitura, da Xuxa, bem como foi feita a dinâmica soletrando, realizada de forma bem criativa com o personagem da Cuca, do Sítio do pica pau amarelo, obra literária de Monteiro Lobato.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, enalteceu o projeto desenvolvido pela escola. “Meu coração está cheiro de alegria, fiquei encantado com a desenvoltura desses alunos. Parabéns professores, eu não vi um padrão igual a esse, na questão da habilidade e domínio sobre o conteúdo, e isso é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido nessa escola. Não tenho mas no meu repertório elogios para rasgar diante desses projetos que escola apresenta, porque cada um é mais incrível que o outro, apresentando aquilo que vai de encontro com que a gente procura na educação, que é desenvolver nossas crianças com o que há de melhor no ensino e tenho certeza que vocês estão fazendo isso”, destacou.

O gestor ainda agradeceu pelo empenho e dedicação de todos. “Obrigado aos professores e todos os envolvidos no projeto. Todo o material foi produzido com grande riqueza de detalhe e isso impacta muito na vida estudantil de uma criança, por isso muito obrigado por vocês fazerem da nossa educação, uma educação de comprometimento e acima de tudo com qualidade”, finalizou.

Participaram no momento, além do secretário Eraldo, da diretoras Claudineia e a coordenadora Ronimaura, a diretora adjunta Socorro, as professoras Fábia Loane, Gizélia e Adjeane e a secretária Euselite, bem como a supervisora de ensino, Luzimar e as técnicas da Secretaria de Educação Lucilene e Gorete.

Publicidade

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS