Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Padre Marcos está entre os melhores municípios do Piauí com ações de Vigilância em Saúde

Publicado

em

O Ministério da Saúde divulgou esta semana no Diário Oficial da União o resultado da Fase de Avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde. Na avaliação, Padre Marcos desponta entre os melhores municípios do Piauí nas ações voltadas para a Vigilância em Saúde, ao lado de Monsenhor Hipólito e Monsenhor Gil. Padre Marcos atingiu 7 das 14 metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

O diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde explica que o resultado representa novos recursos para a saúde do município e é um reconhecimento ao trabalho dos profissionais que compõem as equipes de Vigilância em Saúde.

“O programa traz a proposta de qualificação das ações e incentivos financeiros para os municípios que alcançarem as metas pactuadas. Isso é resultado de um esforço e do apoio da gestão e do envolvimento de toda a equipe. Esses indicadores estão dentro das pastas e coordenações municipais – Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde Ambiental (controle das endemias e qualidade da água), Vigilância de Óbitos e Nascidos Vivos, Tuberculose e Hanseníase, relacionados aos exames de HIV e imunização”, ressalta Lemontier Martins.

Instituído em 2013, o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS compõe o conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a garantia do acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população, para redução das iniquidades e para a promoção da qualidade de vida dos brasileiros.

Fonte: Cidade Verde | Da Ascom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS